Religião

26/05/2021 | domtotal.com

Igreja envia mensagem a budistas por ocasião do Vesakh

Texto evoca solidariedade na pandemia por ocasião da festa que comemora os eventos principais da vida de Buda

Devotos budistas rezam no Dia do Vesakh na Indonésia
Devotos budistas rezam no Dia do Vesakh na Indonésia (AFP)

Foi divulgada na manhã desta quarta-feira (26/05) a mensagem do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso aos budistas por ocasião do Vesakh 2021, festa mais importante para os budistas em que se comemora os eventos principais da vida de Buda. Neste ano o tema da mensagem "Promovamos a cultura do cuidado e da solidariedade" quer evidenciar que a trágica situação mundial, marcada pela pandemia da Covid-19, exorta os seguidores de todas as religiões a colaborarem ao serviço da humanidade comum. Destacando as palavras de Francisco na encíclica Fratelli tutti na qual "reiterou a urgência de uma solidariedade universal que permita à humanidade superar – todos juntos – as difíceis crises pelas quais está ameaçada, porque 'ninguém se salva sozinho'".

Em seguida lê-se na mensagem que "o sofrimento gerado pela pandemia da Covid-19 nos fez tomar consciência da vulnerabilidade e da interdependência que compartilhamos. Somos chamados a descobrir e praticar a solidariedade encarnada em nossas respectivas tradições religiosas".

"O ensinamento budista – continua a mensagem do Dicastério – sobre o Brahmavihara (as quatro moradas ou virtudes celestes) nos oferece uma mensagem sempre válida de solidariedade e cuidado ativos. Ao falar em mettā (bondade amorosa), exorta os seguidores a cultivar um amor sem limites para com todos. 'Como uma mãe protege seu filho, mesmo às custas de sua vida, assim, deixe-se cultivar uma imensurável bondade de amor para com todos os seres vivos' (Mettā Sutta). Seguindo os ensinamentos de Buda, os médicos são igualmente encorajados a "apressar-se em fazer boas obras, abstendo-se do mal, pois quem é lento em fazer o bem tende a ter prazer em fazer o mal" (Dhammapada, 116).

Por fim a mensagem conclui com a exortação para "que a dramática situação da pandemia da Covid-19 fortaleça nossos laços de amizade e nos una ainda mais a serviço da família humana, adotando "a cultura do diálogo como caminho, a colaboração comum como conduta, o conhecimento recíproco como método e critério" (papa Francisco, Fratelli tutti, 285).

Assinam a mensagem o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, o cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, MCCJ e seu secretário Mons. Kodithuwakku K. Indunil J.


Vatican News



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!