ESDHC

28/05/2021 | domtotal.com

Dom Helder é vice-campeã de competição internacional de Direitos Humanos

Este é o quinto pódio consecutivo de estudantes da Dom Helder na competição

A equipe faz parte do Grupo de Estudos em Direito Internacional Público (GEDIP).
A equipe faz parte do Grupo de Estudos em Direito Internacional Público (GEDIP). Foto (CSI / Necom Dom Helder e EMGE)
Em razão da pandemia de COVID-19, a atual edição foi realizada integralmente a distância.
Em razão da pandemia de COVID-19, a atual edição foi realizada integralmente a distância. Foto (CSI / Necom Dom Helder e EMGE)
Ana Laura Lima, integrante da equipe da Dom Helder.
Ana Laura Lima, integrante da equipe da Dom Helder. Foto (CSI / Necom Dom Helder e EMGE)
Adriana Martinez, da American University, realiza a abertura da final nesta sexta-feira.
Adriana Martinez, da American University, realiza a abertura da final nesta sexta-feira. Foto (CSI / Necom Dom Helder e EMGE)
Laurense Burgorgue-Larsen, juíza da 26ª IAMOOT.
Laurense Burgorgue-Larsen, juíza da 26ª IAMOOT. Foto (CSI / Necom Dom Helder e EMGE)
Diego Rodriguez, juiz da 26ª IAMOOT.
Diego Rodriguez, juiz da 26ª IAMOOT. Foto (CSI / Necom Dom Helder e EMGE)
Carlos Ayala, juiz da 26ª IAMOOT.
Carlos Ayala, juiz da 26ª IAMOOT. Foto (CSI / Necom Dom Helder e EMGE)
Maria Fernanda Bizzo, integrante da equipe da Dom Helder.
Maria Fernanda Bizzo, integrante da equipe da Dom Helder. Foto (CSI / Necom Dom Helder e EMGE)

A equipe de estudantes da Dom Helder conquistou, nesta sexta-feira (28), o segundo lugar da 26ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (IAMOOT), organizada pela Faculdade de Direito da American University, em Washington DC, Estados Unidos. Em razão da pandemia de COVID-19, a atual edição foi realizada integralmente a distância.

Os estudantes da Dom Helder (veja a formação completa abaixo), orientados pelo professor André de Paiva Toledo, realizaram a defesa oral do Estado, réu na ação judicial internacional. O tema em debate foi as restrições das liberdades individuais em um contexto de pandemia. Alunos do Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario, da Colômbia, formaram equipe adversária.

Equipe da Dom Helder

Oradoras titulares: Ana Laura e Maria Fernanda
Oradoras suplentes: Thaís Peixoto e Izabela Saralha
Orientador: André Toledo
Consultores: Bernardo Leal e Juan
Pesquisadores: Larissa Lauane, Julia Macedo, Wesley Bartolomeu, Matheus Mendonça

Os estudantes da Dom Helder foram premiados em todas as categorias da competição. As oradoras Ana Laura e Maria Fernanda ganharam na categoria de "Segundo Melhor Orador para o Estado em Português" e "Terceiro Melhor Orador para o Estado em Português". Já a equipe completa ganhou o prêmio de "Terceiro Melhor Memorial em Português".

Tradição

Este é o quinto pódio consecutivo de estudantes da Dom Helder na competição. A equipe faz parte do Grupo de Estudos em Direito Internacional Público (GEDIP) que todos os anos abre inscrições, através do Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI), para os interessados em representar a Dom Helder na IAMOOT.

De acordo com a professora Camila Martins, uma das coordenadoras do CSI "o trabalho desenvolvido aos longo dos anos, com os 10 grupos de simulação fomentados pela Dom Helder, é um dos diferenciais da instituição que a cada dia mais se preocupa em estimular a vivência jurídica de forma interativa e dinâmica dos alunos. A saída da sala de aula convencional para os ambientes de simulação jurídica é essencial para uma formação completa e de excelência na graduação, por isso o CSI tem atuado diretamente junto aos alunos, professores e comunidade acadêmica externa para projetos em competições nacionais e internacionais".

Anualmente, a IAMOOT reúne dezenas de equipes de várias partes do mundo, especialmente dos países americanos, vinculados ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que representam as partes em um julgamento simulado.

Haia

Também nesta sexta-feira (28), a Dom Helder participou como finalista da competição interinstitucional The Hague Debate, organizada pela Universidade de Ciências Aplicadas de Haia, na Holanda. O debate foi transmitido em tempo real pelo Youtube no canal do The Hague Debate. O resultado da competição será divulgado na próxima semana.


Necom Dom Helder e EMGE



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!