Religião

29/05/2021 | domtotal.com

Morre o jesuíta João Roque Rohr

Vítima de Covid-19, João Roque faleceu hoje, às 9h50min, em Porto Alegre, RS

João Roque Rohr na homenagem de Doctor Honoris Causa, setembro de 2019
João Roque Rohr na homenagem de Doctor Honoris Causa, setembro de 2019 (Patrícia Almada/DomTotal)

Um dos pilares da criação da Escola Superior Dom Helder, padre jesuíta João Roque Rohr faleceu na manhã deste sábado (29), com 80 anos de idade e 60 anos de Companhia de Jesus. Ele estava em tratamento de Covid-19 em Porto Alegre, RS.

A Escola Dom Helder Câmara concedeu ao jesuíta seu primeiro título de Doctor honoris causa pela sua contribuição à educação. O evento aconteceu em meio ao II Congresso do Conhecimento, setembro de 2019, e foi acompanhado pelos professores(as) da Dom Helder e da Escola de Engenharia - EMGE.

No discurso, João Roque Rohr destacou Dom Helder Câmara, patrono da instituição: “Inspirados em Dom Helder, podemos lembrar a seguinte emblemática frase consignada em seu livro O deserto é fértil: “Cola teu ouvido ao chão e ausculta os passos dos companheiros que se somaram aos teus. Comemora com alegria e felicidade”.

Para o reitor da Dom Helder, Paulo U. Stumpf SJ, “a Páscoa definitiva de João Roque é sobretudo ocasião para agradecer por tanto bem que ele fez e significou. Foi um líder de muitas instituições em momentos de grandes desafios. Teve a sabedoria dos santos e sempre foi a companhia fraterna de um bom amigo em horas felizes e difíceis.” Segundo o reitor, “o apoio incondicional de João Roque foi decisivo para a existência da Escola de Direito Dom Helder Câmara, domtotal, Escola de Engenharia e todas as obras dessas instituições. A ele, que deixa saudades, nossa eterna gratidão!”

João Roque Rohr também citou ações da Dom Helder e da EMGE, como concessão de bolsas de estudos para estudantes economicamente carentes, as revistas Veredas do Direito e a Dom Helder de Direito, o apoio aos refugiados e a luta contra a violação dos Direitos Humanos. “Sinto-me feliz em poder comunicar que sou assíduo leitor da excelente revista eletrônica Dom Total”, elogiou.

O jesuíta falou sobre as quatro Preferências Apostólicas Universais dos jesuítas para os próximos 10 anos (2019-2029), estabelecidas na última Congregação Geral da Companhia de Jesus. São elas: 

1- Mostrar o caminho para Deus através dos exercícios espirituais e do discernimento;

 2- Caminhar com os pobres, os descartados do mundo, os vulneráveis em sua dignidade  numa missão de reconciliação e justiça;

 3- Acompanhar os jovens na criação de um futuro promissor;

 4- Colaborar no cuidado da Casa Comum. “Casa Comum que está pegando fogo. A Igreja está preparando um grande Sínodo para a Amazônia. Não é tanto para se meter em coisas que são próprias do governo, mas que são próprias da Igreja, que é evangelizar anunciando a boa nova, a fraternidade, a solidariedade e  a preservação, justamente, do planeta Terra”, disse.

O jesuíta, quando faleceu, morava na Comunidade Santos Mártires das Missões, junto ao Colégio Anchieta, a Casa que ele tanto estimava, em Porto Alegre, RS.

JOÃO ROQUE ROHR

  • Natural de Itapiranga – SC (13/08/40).
  • Graduado em Filosofia (1962-1964) – Centro Cristo Rei, São Leopoldo RS.
  • Graduado em Teologia (1968-1971) – Centro Cristo Rei, São Leopoldo, RS.
  • Licenciado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira – São Paulo, SP.
  • Licenciado em Pedagogia (1971) – Santiago, Chile.
  • 1965-1967: Professor de História no Colégio Anchieta – Porto Alegre, RS.
  • 1972-1974: Orientador Pedagógico no Colégio Anchieta – Porto Alegre, RS.
  • 1975: Licenciatura em Teologia – São Leopoldo, RS.
  • 1975-1987: Diretor Acadêmico do Colégio Anchieta – Porto Alegre, RS.
  • 1976-1982: Diretor Geral do Colégio Anchieta – Porto Alegre, RS.
  • 1980-1985: Coordenador de Educação da Província do Jesuítas do Sul do Brasil – Porto Alegre, RS.
  • 1980-1985: Vice-Presidente da Associação das Escolas Católicas do Brasil (AEC) – Brasília, DF.
  • 1986, 1993-1995: Assessor Nacional da AEC – Brasília, DF.
  • 1987-1993: Provincial da Província dos Jesuítas do Sul do Brasil – Porto Alegre, RS.
  • 1994-1995: Pró-Reitor de Graduação da UNISINOS – São Leopoldo, RS. Neste período também participou da direção da Sociedade Antônio Vieira (mantenedora das obras dos Jesuítas), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRN-Nacional) e da Rede das Escolas de Educação Popular – Fé e Alegria.
  • 1996-2001: Presidente Nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-Nacional) – Rio de Janeiro, RJ.
  • 2001-2002: Assessor Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) – Brasília, DF, para a Campanha de Combate à Fome (que resultou no Movimento Fome Zero e, posteriormente, foi incorporado no Bolsa Família).
  • 2003-2008: Provincial dos Jesuítas do Brasil e Presidente da Conferência dos Provinciais da América Latina (CPAL) – Lima, Peru.
  • 2009-2014: Reitor do Colégio Pio-Brasileiro – Roma, Itália.
  • 2015-2017: Ministério presbiteral na Capela do Colégio Anchieta, Orientador dos Alunos do Colégio, – Porto Alegre, RS. Assistente Eclesiástico do IDC.
  • 2018: Reitor da Igreja São José – Porto Alegre, RS.


Redação Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!