Cultura Música

31/05/2021 | domtotal.com

Morre o intérprete e compositor de sambas-enredo Dominguinhos do Estácio

Sambista, que faria 80 anos em agosto, é um dos mais premiados do carnaval carioca

O intérprete era uma das vozes mais importantes do carnaval das escolas do Rio
O intérprete era uma das vozes mais importantes do carnaval das escolas do Rio (Instagram/Reprodução)

O compositor e intérprete de sambas-enredo Dominguinhos do Estácio morreu na noite de domingo (30). Ele estava internado em um hospital de Niterói, na região metropolitana do Rio, desde 11 de maio, quando sofreu uma hemorragia cerebral. Dominguinhos iria completar 80 anos em agosto.

O intérprete conquistou ao longo da carreira cinco títulos da elite do carnaval carioca. Foi campeão como cantor principal em 1980, 1981 e 1989 pela Imperatriz; 1992 pela Estácio; e 1997 pela Viradouro. Ele também é dono de dois prêmios do Estandarte de Ouro de Melhor Intérprete, com vitórias em 2000 e 1984. Um dos mais célebres foi em 1989, pela Imperatriz Leopoldinense, com o samba Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós.

Domingos da Costa Ferreira nasceu no Rio no dia 4 de agosto de 1941 e começou a carreira no carnaval no fim dos anos 60 como cantor e compositor na escola Unidos de São Carlos, que, a partir de 1983, passou a se chamar Estácio de Sá. O nome artístico é uma referência ao bairro onde o intérprete nasceu.

No Carnaval do ano passado, Dominguinhos sofreu um infarto na Sapucaí. Ele saiu na ala da diretoria da escola campeã do Grupo Especial, Viradouro, atrás de todos os carros e passou mal em seguida. O cantor chegou a fazer um procedimento cirúrgico para implante de dois stents no coração.

 Nas redes sociais, amigos e fãs lamentaram a morte de Dominguinhos do Estácio. A escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel o chamou de "ícone" e de "um dos maiores do nosso carnaval".


Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!