Brasil

07/06/2021 | domtotal.com

O que a plebe ignara ignora

Distanciamento social? Imunidade de rebanho? Tratamento precoce? Que diabo é isso?

A multidão de ignorantes faz tudo o que o mestre manda, sem saber que as consequências podem ser danosas ou trágicas. Na foto, ato de apoio a Bolsonaro na Av. Paulista em 1º de maio de 2021
A multidão de ignorantes faz tudo o que o mestre manda, sem saber que as consequências podem ser danosas ou trágicas. Na foto, ato de apoio a Bolsonaro na Av. Paulista em 1º de maio de 2021 (Ettore Chiereguini/AGIF/AFP)

Afonso Barroso*

A plebe ignara, como está explícito no próprio nome, a tudo ou quase tudo ignora, incluindo a própria ignorância. Ignora o que significa despotismo, por exemplo. E não adianta explicar que se trata de autoritarismo, de vocação de um governante para dominar os súditos, os eleitores, os seguidores, impondo-lhes regras rígidas de comportamento ou dando exemplos de como não deve se comportar um ser humano, mesmo que plebeu. O déspota aproveita-se da ignorância dos ignaros para subjugá-los sem que eles percebam que se tornam cada vez mais dóceis, mais vulneráveis e, o pior, mais subalternos.

A plebe ignara não sabe também o que é negacionismo, e nem se interessa em saber, até porque não entenderia o sentido da palavra. E esse desconhecimento para ela não tem a menor importância.

Outra coisa que a plebe ignara ignora é um treco chamado diplomacia. Não queira explicar a ela a o que são relações exteriores, alinhamento automático ou ideologia no trato com outras nações. De nada adiantará, porque a mentalidade dela é assim, sem noção até do que seja ideologia.

Saberá a plebe ignara o que é regime democrático? Pois também isso ela ignora. E ignora também o que é populismo ou demagogia. Não percebe que certos políticos usam de artimanhas ou de métodos enganosos com a finalidade de conquistar a confiança dos ignaros. Ignara e ingênua, a plebe acredita em tudo o que falam e os segue cegamente.

Também não alcança o entendimento da plebe ignara o fato de os espertalhões se aproveitarem da ignorância dela, a plebe, para dar a impressão de que a estão assistindo, socorrendo, quando na verdade estão é se locupletando com os recursos públicos. Sorrateira e até abertamente.

Rachadinha a plebe ignara também não sabe o que é. Ou melhor, sabe, mas não aquela com significado de corrupção, de sacar metade ou mais do salário de funcionários fantasmas. Coisa que também não sabe o que é. Fantasma? Como fantasma?

Distanciamento social? Imunidade de rebanho? Tratamento precoce? Preservação ambiental? Gabinete paralelo? Fake News? Impeachment? Que diabo é isso? A plebe ignara, por absoluta ignorância, não sabe nem quer saber. E não perca tempo em explicar pra ela o que é Comissão Parlamentar de Inquérito. Ela, na sua santa ignorância, não se interessa por essas coisas.

Em resumo, essa multidão de ignorantes faz tudo o que o mestre manda, sem saber que as consequências podem ser danosas ou trágicas. Aglomera, se arrisca na multidão, e não está nem aí para a tal de Covid, encaminhando-se destemidamente para o matadouro.

E assim caminha a plebe ignara que, inconscientemente, é responsável pelo poderio dos grandes déspotas, dos ditadores sanguinários que aparecem aqui e acolá na história do mundo.

Pra dizer a verdade, essa multidão de ignorantes nem conhece a si mesma, ou seja, não sabe sequer o que quer dizer plebe ignara. Mas não se iluda: é ela que faz a nação que temos.

*Afonso Barroso é jornalista, redator publicitário e editor

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!