Brasil

10/06/2021 | domtotal.com

A memória do coração

Para mim o paraíso, o 'post mortem' ideal seria cada um de nós vivermos dentro das memórias de nossos corações

Quando jovens, não percebemos a memória seletiva do coração
Quando jovens, não percebemos a memória seletiva do coração (Freepik)

Ricardo Soares*

Subvertendo os postulados científicos - o que é um perigo hoje em dia - posso dizer, já sexagenário, que o coração tem sim memória. E a memória do coração, seja ele diabético ou não, costuma eliminar as más lembranças e só ficar com as boas e doces e é por conta disso que suportamos o passado, como bem lembrou o mestre literário Gabriel Garcia Márquez.

Quando jovens, não percebemos a memória seletiva do coração. Mas basta entrar na faixa dos 40 que vamos percebendo, pouco a pouco, como a memória do coração nos protege, nos acalenta, nos remete a sonhos idos e vividos para termos força para esperarmos novas boas, novas cada vez mais desejadas nesses tempos de peste política e sanitária nesse Brasil pouco varonil.

Assim, a memória do coração, todos os dias, nos pergunta sobre o aniversário de lindas lembranças, recordações de desejos saciados, triunfos esquecidos, bailes remotos, filhos feitos, nascidos e crescidos, viagens que viram murais de encantamentos, praias, paisagens, animais e sinais de ampla contemplação, desfiladeiros de ventos tênues que nos levam a destinos úmidos, rios caudalosos que se infiltram em afluentes dessa mesma memória que é nosso alento, nossa dose diária de sobrevivência diante de uma paisagem que teima em seguir calcinada.

Para mim o paraíso, o post mortem ideal seria cada um de nós vivermos dentro das memórias de nossos corações, mesmo que ao fim e ao cabo saibamos que a imortalidade e a reencarnação são abstrações criadas para suportarmos o fardo das mazelas da vida. Mas, creiam, aqui hoje elas não cabem. Estou de braços dados com as memórias do meu coração. Desejando, todos os dias, o mesmo para vocês.

*Ricardo Soares é escritor, jornalista e roteirista. Publicou 9 livros e dirigiu 12 documentários

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outros Artigos