Brasil Cidades

09/06/2021 | domtotal.com

Kalil anuncia volta às aulas do ensino fundamental para o dia 21 deste mês

Prefeito também ampliou funcionamento de bares e restaurantes da capital mineira

Números positivos possibilitam flexibilização
Números positivos possibilitam flexibilização (Amira Hissa/PBH)

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) divulgou na tarde desta quarta-feira (9) a flexibilização nas regras de combate à Covid-19 em Belo Horizonte. Entre as principais mudanças estão o retorno das aulas do ensino fundamental a partir do dia 21 deste mês e a ampliação do horário do funcionamento de bares de restaurantes capital.

“As infantis já estão abertas, e as fundamentais como nós vamos vacinar os professores, há um tempo para a vacina fazer um determinado efeito, que vai ser esclarecido. E a partir do dia 21, elas retornam a volta presencial”, disse o prefeito.

Sobre o funcionamento dos bares e restaurantes, o funcionamento passa a ser das 19h às 22h, de segunda à sexta-feira. No Dia dos Namorados, em 12 de junho, o setor vai poder funcionar até 1h da manhã.

"Estou tentando puxar o saco deles, porque eles estão com a cara muito feia pra mim. Mas eu não tenho medo de pressão, de hacker, nem de buzina", falou.

O mandatário também enfatizou que esta etapa de flexibilização só foi possível por causa dos indicadores da pandemia na capital. O número médio de transmissão por infectado está em alerta verde, em 0,94.

"Nós estamos flexibilizando justamente porque, foi um argumento que usei, nós não achamos nada. Isso não é prefeitura de achismo. O vírus está encontrado um adversário, que é a vacina. Nós estamos com taxas que permitem tudo isso. E podemos estar na semana que vem fechando a cidade inteira", afirmou.

Veja os números da Covid-19 em Belo Horizonte:

- RT, índice de velocidade de transmissão do vírus: 0,95 (nível verde)
- Ocupação de leitos para covid-19 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI): 77,7% (nível vermelho)
- Ocupação de enfermaria: 60,5% (amarelo).

Houve ligeira alta na velocidade de transmissão em relação a essa terça-feira (8), quando o indicador estava em 0,94. É desejado que o indicador fique abaixo de 1. A atual condição significa que cada grupo de 100 infectados tem repassado a Covid-19 para 95 pessoas.

A ocupação de UTI também sofreu ligeira alta. Ontem, o indicador estava em 76,6%. Já a ocupação de enfermaria sofreu redução: de 61,6% para 60,5%.



Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!