Ciência e Tecnologia

14/06/2021 | domtotal.com

Estudo aponta que navegantes polinésios teriam sido os primeiros a chegar à Antártica

Até hoje, história considera que descoberta foi feita por ocidentais, mas pode recuar séculos

Estudo utilizou estampas, vasos e inscrições maoris para compilar relatos de expedições
Estudo utilizou estampas, vasos e inscrições maoris para compilar relatos de expedições (Corbis/GettyImages/AFP)

Uma nova pesquisa publicada no Journal of the Royal Society of New Zealand determinou que os navegadores polinésios chegaram à Antártica antes dos ocidentais, cujo registro é da década de 1820. Com isso, os polinésios podem ter chegado à Antártica séculos antes dos exploradores ocidentais, que costumam ser considerados os descobridores do continente congelado.

Pesquisadores da Nova Zelândia avaliaram a chamada "literatura cinzenta", incluindo registros orais, peças de arte indígenas e fontes não acadêmicas, em busca de ligações entre o povo maori e a Antártica. "Quando se junta tudo, fica claro: há uma longa história de contato com a Antártica", afirmou Priscilla Wehi, do instituto governamental de pesquisa Manaaki Whenua.

"Descobrimos que os contatos com a Antártica e com suas águas ocorreram há séculos, desde as primeiras viagens tradicionais e, depois, pela participação em viagens e explorações lideradas por europeus", explicou.

Os navegantes polinésios foram considerados entre os grandes velejadores da história, percorrendo grandes distâncias entre as ilhas do Pacífico com grande precisão. Segundo os pesquisadores, as primeiras viagens à Antártica são anteriores à chegada dos maori à Nova Zelândia, no século 14.

"Encontramos narrativas polinésias de trajetos entre as ilhas que incluem viagens às águas da Antártica do (navegador maori) Hui Te Rangiora e sua tripulação no navio 'Te Ivi' ou 'Atea', possivelmente no século 7º", relatou Wehi. O estudo acrescenta que gravuras e tecidos dos maori neozelandeses também indicam as primeiras explorações na Antártica.


AFP/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!