Meio Ambiente

15/06/2021 | domtotal.com

Especialistas alertam que consumo de energias fósseis é o mesmo de dez anos atrás

Apesar do aumento de fonte renováveis para geração de eletricidade, petróleo e carvão representam 80% do total

Posto de gasolina em Arlington, Virgínia, nos EUA
Posto de gasolina em Arlington, Virgínia, nos EUA (Andrew Caballero-Reynolds/AFP)

A rede REN21, formada por especialistas dedicados à energia sustentável, divulgou um relatório no qual afirma do total de consumo mundial de energia em 2019, 80% pertenceu a energias fósseis, a mesma porcentagem de dez anos atrás, período em que as renováveis só prosperaram ligeiramente.

Os combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás), fonte principal do aquecimento global, representavam ainda 80,2% do consumo de energia no final de 2019, apenas um décimo abaixo da porcentagem de 2009, aponta o texto. 

No mesmo período, a porção de energias renováveis cresceu cerca de 5% ao ano mas, devido ao aumento da demanda energética mundial, passou apenas de 8,7% para 11,2% do consumo global, diz este relatório mundial. "Estamos longe da mudança de paradigma necessária para um futuro energético limpo, mais saudável e mais equitativo", continua o relatório.

"Com subsídios aos combustíveis fósseis de US$ 550 bilhões (cerca de R$ 2,8 trilhões) em 2019 - quase o dobro do investido em renováveis -, as promessas de ação climática dos últimos dez anos são palavras ao vento", estimou a diretora do REN21, Rana Abid. "O ano 2020 poderia ter mudado a tônica", mas os planos de impulso pós-covid abrangem seis vezes mais investimentos para as energias fósseis do que para as renováveis, denuncia essa rede.

Por outro lado, a rede elogia "os progressos consideráveis" realizados no setor da eletricidade, no qual quase todas as novas instalações são renováveis e que acrescentou mais de 256 gigawatts (GW) em 2020, superando em mais de 30% o recorde anual anterior.

Em um número crescente de regiões, como partes da China, a União Europeia, Índia e Estados Unidos, agora é mais barato construir parques eólicos ou fotovoltaicos do que explorar usinas de carvão existentes, diz a REN21. "Os governos não devem se contentar com apoiar as energias renováveis, também devem fechar as usinas de combustíveis fósseis", insistiu Rana Abid.


AFP/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias