Religião

20/06/2021 | domtotal.com

Papa faz apelo por corredores humanitários e alerta sobre fome de milhares no Mianmar

Francisco também recordou Dia Mundial do Refugiado proclamado pela ONU

Um membro de uma 'força de defesa' no Mianmar fabrica uma arma artesanal para ser usada contra as forças de segurança no estado de Kayah em Mianmar
Um membro de uma 'força de defesa' no Mianmar fabrica uma arma artesanal para ser usada contra as forças de segurança no estado de Kayah em Mianmar (STR/AFP)

O papa Francisco lamentou, neste domingo (20), o fato de que "milhares de pessoas estão deslocadas" e ameaçadas pela fome, após o golpe de Estado militar em Mianmar.

"Uno minha voz à dos bispos de Mianmar, que na semana passada chamaram a atenção do mundo todo para a trágica experiência de milhares de pessoas deslocadas nesse país e que morrem de fome", declarou o pontífice, no fim da oração dominical do Angelus.

"Suplicamos, dizem eles, com toda a gentileza possível, que os corredores humanitários sejam permitidos e que as igrejas, pagodes, monastérios, mesquitas, templos, assim como as escolas e hospitais, sejam respeitados como lugares neutros de refúgio", acrescentou Francisco, citando os bispos birmaneses.

O país está imerso no caos desde o golpe de Estado que derrubou a líder civil Aung San Suu Kyi e a repressão lleva do exército birmês contra os manifestantes que exigem o retorno da democracia.

Em seguida o pontífice recordou o Dia Mundial do Refugiado promovido pela ONU que pede para acolher todos para a construção de uma comunidade mais humana:

"Hoje celebramos o Dia Mundial do Refugiado, promovido pelas Nações Unidas, com o tema "Juntos podemos fazer a diferença". Abramos nossos corações aos refugiados, façamos nossas as suas tristezas, as suas alegrias; aprendamos com sua corajosa resiliência! Assim, todos juntos, faremos crescer uma comunidade mais humana, uma só grande família".


AFP/ Vatican News/ Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!