Religião

21/06/2021 | domtotal.com

CNBB e entidades manifestam pesar pelos 500 mil mortos da Covid

Signatários do 'Pacto pela vida e pelo Brasil' publicam carta de solidariedade e contestam atitudes do presidente

Card de homenagem aos 500 mil mortos promovido pela CNBB
Card de homenagem aos 500 mil mortos promovido pela CNBB (CNBB)

A CNBB, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Brasileira de Impre9nsa e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, escreveram uma carta em que prestam solidariedade às milhares de famílias afetadas pela perda de entes queridos pela Covid-19.

As entidades também manifestaram indignação pelas manifestações contrárias às medidas recomendadas por organismos sanitários no cuidado e na promoção da vida. Por fim, ainda destacaram a importância do trabalho da CPI da Pandemia, instalada no Congresso Nacional, para investigar as ações da gestão pública diante da crise da pandemia.

As seis entidades signatárias dessa carta se sensibilizaram com a situação provocada pela pandemia e se uniram desde abril do ano passado, quando lançaram o Pacto Pela Vida e Pelo Brasil, endossado por organizações e pessoas de todo o país. Naquela época, logo no início da pandemia, as entidades perceberam que eram necessárias medidas firmes, guiadas pela ciência, para conter o seu alastramento. Previa-se que a crise sanitária atingiria de forma desigual a população brasileira, afetando particularmente os mais vulneráveis.

Homenagens da CNBB

A CNBB organizou no sábado (19) um dia de sensibilização e oração em memória das pessoas vítimas mortais da Covid-19, intitulado Toda vida importa, pedindo que se trabalhe por "solidariedade e resiliência".

"A oração lembra os irmãos e irmãs que morreram na decorrência da pandemia do novo coronavírus, muitas sem o mínimo necessário para o tratamento digno como ser humano. O pedido é que Deus Pai acolha esses filhos e filhas e conceda-lhes a paz eterna. A prece também é que o povo brasileiro possa trabalhar por solidariedade, acolhimento, partilha, compreensão e resiliência. Que a saudade seja estímulo à fraternidade! E que a fé seja o sustento de nossa esperança!", lê-se na página da conferência na internet.

O Brasil regista a infeção de quase 18 milhões de pessoas pela Covid -19, num total de 17.802.176, e uma média de duas mil mortes diárias.

A iniciativa foi apresentada durante a última reunião do Conselho Permanente e o objetivo é que todos que participassem neste dia pudessem marcar visualmente nas redes sociais a sua adesão a esta memória; os bispos pretendem ainda que os sinos das Igrejas pudessem acompanhar a iniciativa e tocassem às 15h.

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a celebração eucarística, à mesma hora, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Minas Gerais, "com transmissão pelas redes sociais da CNBB e pelas emissoras de TV de inspiração católica, como TV Horizonte, TV Pai Eterno, Rádio e Rede Imaculada e TV Nazaré".

"Com a previsão de o país atingir 500 mil mortes no sábado, a conferência escolheu a data para manifestar solidariedade, esperança e consolo", diz o organismo. A CNBB preparou ainda um vídeo de oração para as emissoras de TV utilizarem no final dos noticiários, como uma homenagem, ou em outros programas, além de o distribuir nas redes sociais da CNBB e rádios católicas.


Também o Regional Leste 2 da CNBB (que engloba as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo) expressou pesar pelas 500 mil vidas perdidas em decorrência da Covid-19. Em vídeo, foram recordados padres, bispos, religiosos e agentes de pastoral que faleceram vítimas do novo coronavírus. .

"Este vídeo foi produzido para fazer memória a todos os brasileiros que se foram. Rezemos a Deus pelo descanso eterno", descreve o Regional convidando à oração.


CNBB/Dom Total/Ecclesia



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!