Direito

25/06/2021 | domtotal.com

Ministra Cármen Lúcia manda Ricardo Salles entregar passaporte à Polícia Federal

Ex-ministro do Meio Ambiente é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal

Polícia Federal aponta fortes indícios de corrupção na gestão de Ricardo Salles
Polícia Federal aponta fortes indícios de corrupção na gestão de Ricardo Salles (Sergio Lima/AFP)

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, entregue o passaporte à Polícia Federal. O aliado do presidente Jair Bolsonaro deixou o governo federal nessa quinta-feira ( 24) sob suspeitas de envolvimento em crimes de obstrução de investigação ambiental, advocacia administrativa e organização criminosa. A decisão da ministra atende recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O criminalista Roberto Podval, que representa o ex-ministro, informou que Salles ‘vai entregar o passaporte na tarde desta sexta-feira (25)'.

Salles é alvo de dois inquéritos no STF, sendo que com a perda de seu foro por prerrogativa de função, as investigações devem ser enviadas à primeira instância.

O caso que está sob relatoria da ministra Cármen Lúcia é derivado da notícia-crime em que o delegado Alexandre Saraiva – que caiu após os atritos com Salles – imputou ao ex-ministro do Meio Ambiente suposto patrocínio de ‘interesses privados’ de investigados da Operação Handroanthus GLO – investigação que culminou em apreensão ‘histórica’ de madeira ilegal na Amazônia.

Já o segundo inquérito contra Salles está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes e investiga um ‘grave esquema de facilitação ao contrabando’ de madeira. As apurações culminaram na abertura, em maio, de uma fase ostensiva batizada de Operação Akuanduba, ocasião na qual a Polícia Federal fez buscas no gabinete e na casa de Salles.


Agência Estado



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!