Mundo

30/06/2021 | domtotal.com

Morre Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos

Chefe do Pentágono foi defensor da guerra ao terror e da invasão do Iraque em 2003

Considerado um 'falcão', Rumsfeld se aliou a Saddam Hussein contra o Irã e depois se voltou contra o ditador
Considerado um 'falcão', Rumsfeld se aliou a Saddam Hussein contra o Irã e depois se voltou contra o ditador (Arquivo/AFP)

Morreu nesta quarta-feira (30), aos 88 anos o ex-secretário de Defesa americano Donald Rumsfeld, um dos protagonistas da invasão que levou à Segunda Guerra do Iraque, no governo de George W. Bush (2001-2009).

Depois de ter servido como chefe do Pentágono nos anos 70 no governo de Gerald Ford (1974-1976), Rumsfeld voltou ao comando do Departamento de Defesa em 2001. À época fazia parte da ala "neocon" do Partido Republicano, junto do então vice-presidente Dick Cheney e de Paul Wolfwitz. Na sua gestão, os EUA sofreram o atentado de 11 de setembro.

Coube a Rumsfeld supervisionar a invasão do Afeganistão no final daquele ano e a do Iraque, em 2004, sob forte crítica internacional. À época, Rumsfeld alegava que o ditador Saddam Hussein detinha armas de destruição em massa, o que nunca foi provado.

Durante a ocupação, o Pentágono foi alvo de acusações de abusos de direitos humanos na prisão de Abu Ghraib. Rumsfeld na época também foi alvo de críticas pela lentidão na resposta à insurgência sunita. Ele acabaria sendo substituído no segundo mandato de Bush por Robert Gates.


Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!