ESDHC

01/07/2021 | domtotal.com

Estudantes da EMGE participam de bate-papo com o Reitor

Em dezembro de 2021, se formam os primeiros engenheiros da instituição

Também participaram das conversas os docentes Anacélia Santos, Pró-Reitora de Ensino, e Rogério Vieira, coordenador do Núcleo de Inovação e Conhecimento (NIC).
Também participaram das conversas os docentes Anacélia Santos, Pró-Reitora de Ensino, e Rogério Vieira, coordenador do Núcleo de Inovação e Conhecimento (NIC). Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Durante as conversas, o reitor apresentou a Companhia de Jesus, na qual a EMGE está inserida.
Durante as conversas, o reitor apresentou a Companhia de Jesus, na qual a EMGE está inserida. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)

A EMGE Escola de Engenharia e Computação realizou, nos dias 29 e 30 de junho, duas lives de “Bate-papo com o Reitor” com os estudantes de Ciência da Computação e Engenharia Civil. O Reitor, professor Franclim Brito, se disponibilizou para conversar e solucionar dúvidas sobre a Escola e o curso. Também participaram os docentes Anacélia Santos, Rogério Vieira, Fabrício Cotta, Marcos Rodrigues, José Antônio de Sousa Neto, Ricardo Freitas, Eduardo Dolabella e Edmilson Ferreira.

Durante as conversas, o reitor apresentou a Companhia de Jesus, na qual a EMGE está inserida, e sua metodologia de ensino, que possui quase 500 anos de tradição, qualidade, inovação e excelência. Ele também explicou como a EMGE foi criada, a partir da doação de uma benfeitora que gostaria de homenagear o marido com uma instituição tecnológica. Assim, nasceu a Escola, inicialmente desenvolvida para ser especializada em Engenharia. Em dezembro de 2021, se formam os primeiros engenheiros da instituição. Durante os anos a instituição cresceu e hoje possui três pilares educacionais: Engenharia Civil, Ciência da Computação e Arquitetura e Urbanismo, curso que está em fase final de aprovação para o seu lançamento.

“Se eu faço todos os dias aquilo que me proponho, eu alcanço a excelência”, disse Franclim sobre o Magis, ideologia que incentiva o máximo e o melhor sempre em tudo e faz parte da Pedagogia Inaciana adotada pela Escola. Outro ponto abordado foi o constante investimento em melhorias na EMGE. Hoje a instituição possui laboratórios de alta qualidade e conceito máximo no Ministério da Educação (MEC).

As iniciativas de parcerias da EMGE também foram destacadas pelo reitor e receberam elogios dos estudantes. O Movimento Ecos e o Campeonato Estadual de Matemática (CEM) são projetos que incentivam a educação e possibilitam o ingresso em instituições de ensino superior com bolsas de estudo.

Em relação aos comentários sobre uma carta anônima com críticas sobre o curso de Ciência da Computação, o professor informou que está à disposição para ouvi-las e reportar aos setores responsáveis em busca do máximo desempenho em todos os campos. Ele ainda ressaltou que nenhum estudante será prejudicado e que as práticas da EMGE permanecem sendo cumpridas com excelência. Estudantes do 3º e 5º períodos demonstraram apoio à Escola e contra a maneira como as críticas foram divulgadas na comunidade acadêmica.

A volta às aulas presenciais também foi assunto durante as conversas, mas a data para o retorno permanece em aberto, isso porque as instituições de ensino superior ainda não foram liberadas pelos órgão competentes. Entretanto, o reitor ressaltou a possibilidade do ensino híbrido (presencial e on-line) durante o segundo semestre de 2021 e a volta do ensino presencial já no primeiro semestre de 2022.

Por fim, Franclim Brito contou aos estudantes duas novidades: sobre a busca pela adaptação do nome da Escola, a fim de agregar os demais cursos, e a possível fusão da EMGE com uma outra instituição da Rede Jesuíta de Educação.


Bárbara Teixeira / Necom Dom Helder e EMGE



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias