Coronavírus

02/07/2021 | domtotal.com

Índia ultrapassa a triste marca de 400 mil mortos por Covid-19

País de 1,3 bilhão de habitantes está atrás apenas dos EUA e do Brasil em número de mortes. Muitos especialistas estimam, porém, que o número de mortos seja superior a um milhão

Estudante passa diante de mural sobre coronavírus em Mumbai, em 30 de junho de 2021
Estudante passa diante de mural sobre coronavírus em Mumbai, em 30 de junho de 2021 (Punit Paranjpe/AFP)

A Índia se tornou o terceiro país do mundo a passar de 400 mil mortes por Covid-19 - de acordo com dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (2).

Desde o início da pandemia, este país de 1,3 bilhão de habitantes registrou 400.312 mortes, segundo o Ministério da Saúde, atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil em número de mortes. No total, acumula quase 30,5 milhões de casos.

Muitos especialistas estimam, porém, que o número de mortos seja superior a um milhão, após o aumento virulento de casos em abril e maio. Essa escalada é atribuída à variante Delta, mais contagiosa, e ao excesso de confiança do governo do primeiro-ministro Narendra Modi, após anunciar que o país havia superado a pandemia em janeiro.

Hoje, o número de contágios diários diminui de forma significativa, e muitas restrições foram levantadas, o que aumenta o temor de novos surtos nos próximos meses. Em paralelo, a campanha de vacinação avança lentamente neste gigantesco país.

O governo pretendia imunizar todos os adultos este ano, mas, devido a problemas de abastecimento, dificuldades administrativas e relutância de parte da população, apenas 5% receberam as duas doses até o momento.

Em 21 de junho, o governo quis dar um impulso à campanha de vacinação e estabeleceu imunização gratuita para toda população adulta. A demanda disparou, e mais de nove milhões de doses foram administradas em um único dia.


AFP/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!