ESDHC

03/07/2021 | domtotal.com

Live de lançamento do CEM apresenta estrutura do campeonato

Transmissão explicou todos os desafios propostos pela competição

Estudantes e ex-competidores do CEM.
Estudantes e ex-competidores do CEM. Foto (NECOM Dom Helder e EMGE)
Live de apresentação do CEM
Live de apresentação do CEM Foto (NECOM Dom Helder e EMGE)
Live de apresentação do CEM
Live de apresentação do CEM Foto (NECOM Dom Helder e EMGE)
Live de apresentação do CEM
Live de apresentação do CEM Foto (NECOM Dom Helder e EMGE)
Live de apresentação do CEM
Live de apresentação do CEM Foto (NECOM Dom Helder e EMGE)
Live de apresentação do CEM
Live de apresentação do CEM Foto (NECOM Dom Helder e EMGE)
Live de apresentação do CEM
Live de apresentação do CEM Foto (NECOM Dom Helder e EMGE)

Ocorreu neste sábado (3) a live de lançamento da terceira edição do Campeonato Estadual de Matemática (CEM). A transmissão teve início às 10h, pelo canal do Youtube da EMGE, e apresentou todos os detalhes da competição.

A live foi conduzida pela professora Aline Oliveira, da EMGE, que iniciou o evento contextualizando o CEM e apresentando os principais organizadores e apoiadores da competição, dentre eles o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), o Crea-Jr, a Secretaria do Estado de Educação (SEE/MG) e a Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (AVEC).

Em seguida, o professor Francisco Haas, pró-reitor de extensão da EMGE, enfatizou a importância da promoção de um campeonato que oferece grandes oportunidades para estudantes que estão buscando ingressar em uma faculdade. “É uma honra, para a EMGE, anunciar a abertura oficial do 3º Campeonato Estadual de Matemática para todos os alunos competidores do estado de Minas Gerais”, disse o professor.

Na sequência da live, foram apresentados os representantes das empresas apoiadoras do CEM. Fabiana Benchetrit, da Secretaria Estadual de Educação, Álvaro Goulart, diretor de relações internacionais do Crea-MG, Karina Cassini, coordenadora pedagógica da AVEC, Leticia Maria e Yan Fraga, representantes do Crea-Jr. “Aqueles que têm medo da competição, não tenham medo. Talvez seja um treinamento eterno para a sua vida, você nunca mais irá esquecer o Campeonato Estadual de Matemática”, explicou Álvaro Goulart sobre a importância da competição.

Na segunda parte da live, foi apresentada toda a comissão organizadora do evento. Além da professora Aline Oliveira, fazem parte da equipe Lindon Júnior e Felipe Pereira, estudantes da EMGE, Lucas Picote, integrante do CSI, Rodrigo Rocha, professor convidado, Mateus Bernardes e Priscilla Camargo, professores da EMGE, Kamilah Santos e João Victor Barros, estudantes da EMGE e ex-competidores do CEM.  

O evento contou também com a participação de João Miguel, ex-competidor do CEM e vencedor da primeira edição do campeonato. “É muito bacana eu estar aqui porque o CEM foi um projeto pelo qual eu me apaixonei, a oportunidade de estar na final foi uma experiência única”, contou o estudante.

Em seguida, a professora Priscilla Camargo explicou todos os principais pontos importantes da competição, como a formação de times, os desafios quinzenais, regras sobre o professor treinador e escolas, além de outras informações essenciais como o calendário e horários.

Após isso, Lucas e Felipe explicaram sobre os desafios que serão propostos pelo CEM, que busca incluir a matemática nas mais diversas situações reais de nosso cotidiano. Para protagonizar esses desafios, foi criada uma personagem representante do campeonato, a Eugênia. Desenvolvida pelo estudante Felipe Pereira, Eugênia foi pensada como uma aluna da EMGE que competiu em 2020 pelo CEM, conquistando uma bolsa para a Escola através do campeonato.

Apresentação da Eugênia, personagem representante do campeonato. (NECOM Dom Helder e EMGE)   Apresentação da Eugênia, personagem representante do campeonato. (NECOM)

Na sequência, Lindon explicou sobre as premiações oferecidas pelo CEM. Serão disponibilizadas bolsas de estudo de 60%, 70% e 100% para a EMGE. Será oferecida também, em parceria com o Crea-MG, a oportunidade de um estágio como premiação pela competição. Além disso, o CEM premiará estudantes vencedores com uma viagem para a sede da NASA, na Flórida.

Kamilah Santos explicou passo a passo, através de uma apresentação, como realizar a inscrição no CEM. Você pode conferir todas as informações do campeonato, além do link para a inscrição através do Linktree do CEM!

Ao final da live, a professora Aline e o integrante da comissão Lindon esclareceram as dúvidas dos participantes através do chat do Youtube. Você pode conferir a live completa por aqui!

Guilherme Moreira / NECOM Dom Helder e EMGE



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!