Religião

06/07/2021 | domtotal.com

140 estudantes são sequestrados em colégio cristão na Nigéria

Ataques têm sido recorrentes e mais de mil crianças foram sequestradas desde dezembro

Mais de mil crianças e adolescentes são sequestrados desde dezembro de 2020 na Nigéria
Mais de mil crianças e adolescentes são sequestrados desde dezembro de 2020 na Nigéria (Reprodução/Vatican News)

Mais ataques e outro sequestro em massa de estudantes acontece na Nigéria. Apenas 25 estudantes conseguiram escapar. Os outros 140 foram sequestrados e levados pelos bandidos, provavelmente para a floresta, depois de invadir uma escola cristã protestante em Chikun, no estado de Kaduna, na noite entre domingo (4) e segunda-feira (5). Já no dia seguinte ao sequestro, os pais protestaram perto do colégio, exigindo notícias e a libertação dos filhos.

Esse não é o primeiro sequestro de adolescentes que acontece no país, mas já o terceiro grande ataque no estado de Kaduna nos últimos três dias. Pelo menos 8 funcionários de hospital foram sequestrados no domingo (4), na mesma região, enquanto 7 pessoas foram mortas em ataques em cidades próximas. O presidente nigeriano Buhari ordenou que o Exército, a Polícia e a Inteligência trabalhassem para a rápida libertação dos sequestrados. Enquanto isso, 13 escolas consideradas vulneráveis foram fechadas para evitar episódios similares.

O norte do país permanece altamente inseguro. A estabilidade da região é minada por terroristas do grupo islâmico Boko Haram, jihadistas pertencentes a vários grupos, criminosos comuns e gangues armadas que atacam vilarejos, roubam o gado e sequestram pessoas em troca de resgates. Estima-se que, desde dezembro de 2020, mais de mil crianças, adolescentes e estudantes foram sequestrados em uma dúzia de ataques em larga escala. Alguns deles ainda estão nas mãos dos sequestradores.

Um sacerdote também foi sequestrado na Nigéria. O padre Elijah Wada, da diocese de Maiduguri, foi sequestrado no estado de Borno. Segundo informações da organização Ajuda à Igreja que Sofre, o sequestro aconteceu em 30 de junho na estrada que liga Damboa a Maiduguri. O padre Wada estava a caminho de Shani para Damaturu para celebrar uma missa.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!