Religião

09/08/2021 | domtotal.com

Educação como instrumento para salvar o mundo

Acabar com as mazelas que assolam o planeta Terra depende de um conjunto de ações derivadas do processo educativo alicerçado no Bem e seus frutos

A vontade de fazer o Bem triunfar de forma permanente no planeta Terra deve ser o combustível de toda a pessoa que se entende como educador
A vontade de fazer o Bem triunfar de forma permanente no planeta Terra deve ser o combustível de toda a pessoa que se entende como educador (Igor Santos/Secom Salvador)

Iago Santos Pereira*

Todo ser humano é resultado daquilo que consegue aprender e isso impacta diretamente na forma como ele age e transforma o mundo em que vivemos, desse modo, o foco de todos os trabalhos empreendidos pelos núcleos sociais responsáveis pela educação dos indivíduos deve ser as ações que decorrem das mais diversas modalidades de ensino.

É na ação que se define o passado, o presente e o futuro, daí a necessidade de se pensar e colocar em prática uma educação que faça do homem um instrumento de propagação de valores que permitam a evolução da humanidade até se chegar no momento em que haja a total aniquilação do mal e das várias mazelas que assolam o planeta Terra atualmente.

Leia também

Pobreza, racismo, aversão a LGBT+, corrupção, guerras, terrorismo, uso insustentável dos recursos naturais, egoísmo, intolerância religiosa e outras tantas formas de violência são alguns dos fatores que deixam o nosso mundo doente e dependente de ações possam curá-lo.

Se todo ser humano é resultado daquilo que consegue aprender, o que deve ser ensinado, além de disciplinas como Matemática e Geografia, para que a humanidade possa evoluir até chegar em uma fase em que o triunfo do Bem seja permanente? A resposta está no próprio Bem, ou melhor, em tudo aquilo que só o Bem proporciona.

Imaginemos que o Bem seja uma árvore que só produz bons frutos. Esses frutos revelam a vontade de Deus e nos capacitam para sermos parceiros do Criador no processo de efetivação da justiça divina. Portanto, todos os frutos produzidos pelo Bem representam aquilo que deve ser o norte do processo educativo: amor, paz, caridade, respeito, fraternidade, dignidade e tudo aquilo que há de bom e correto.

Com o foco no Bem e buscando-se a efetividade de todos os seus frutos, a educação torna-se mais do que uma simples aquisição de saber, uma vez que permite o surgimento de realidades que operam no sentido de difundir uma consciência global pautada em valores fundamentais para o pleno desenvolvimento das nações e que tem como paradigma social a educação como instrumento para salvar o mundo. 

A vontade de fazer o Bem triunfar de forma permanente no planeta Terra deve ser o combustível de toda a pessoa que se entende como educador. Raciocinando a partir dessa perspectiva, estaremos formando gerações de pessoas aptas para transformarem a Terra em um local justo e feliz para todos os seus habitantes, o que amplia a nossa competência para decidir sobre os rumos da humanidade e eleger os nossos líderes. 

É importante destacar que o primeiro passo para a evolução das sociedades humanas por meio da educação é valorizar o professor e entender que essa profissão é a mais importante que existe e isso deve ser um consenso global. Outro passo fundamental é construir escolas que sejam, de fato, locais atraentes do ponto de vista estético e estimulantes no que concerne à aprendizagem.

Se é na ação que se define o passado, o presente e o futuro, vamos fazer a árvore do Bem transformar o planeta em que vivemos por meio de seus frutos que materializam-se em ações de amor, paz, caridade, respeito, solidariedade, fraternidade, dignidade, ternura, progresso moral e científico, felicidade, bondade, gratidão, união, sabedoria e tudo aquilo que há de bom e correto. Educação cura! Educação salva! Educação é a solução!

*Iago Santos Pereira é graduado em Jornalismo pela UFV e graduando em Letras na UFMG. E-mail: iagodeusinrisantos@gmail.com



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.