Brasil Política

08/07/2021 | domtotal.com

Rejeição a Bolsonaro atinge o maior índice desde 2019 em meio às denúncias de corrupção

Reprovação é a segunda pior desde o retorno das eleições diretas, perdendo só para Collor

Presidente Bolsonaro vive o pior momento no comando na nação
Presidente Bolsonaro vive o pior momento no comando na nação Foto (AFP)

A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu o pior índice desde o início do mandato, na esteira das denúncias de suspeitas de corrupção feitas na CPI da Covid. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (8) aponta que 51% dos eleitores classificaram o governo como ruim ou péssimo. É a pior avaliação de Bolsonaro registrada em 13 pesquisas feitas pelo instituto desde 2019.

No levantamento anterior, feito em maio,  Bolsonaro tinha 45% de reprovação. A rejeição começou a apresentar tendência de alta na pesquisa feita em dezembro, quando atingiu 32%. Já a taxa de ótimo ou bom mantém, desde maio, o patamar de 24%. O percentual de quem acha o governo Bolsonaro caiu de 30% para 24% agora.

A rejeição aumentou entre as pessoas que avaliavam o presidente como regular. A reprovação a Bolsonaro é a segunda pior desde o retorno das eleições diretas, em 1989. Somente Fernando Collor, em 1992, tinha rejeição maior. Na época, 68%  dos eleitores achavam de ruim/péssimo, 21% regular e 9% de ótimo/bom.

O levantamento foi feito de maneira presencial nos dias 7 e 8 de julho com 2.074 pessoas acima de 16 anos em 146 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

A reprovação a Bolsonaro cresce entre as pessoas que ganham até 2 salários, parcela que corresponde a 57% da população: a rejeição saltou de 45% para 54%. No Nordeste, região mais carente que concentra 26% da população, a rejeição passou de 51% para 60%.

O presidente também continua com avaliação negativa entre as mulheres (56%), os jovens de 16 a 24 anos (56%), as pessoas com ensino superior (58%) e os mais ricos (58%).

Leia também:


Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.