Religião

09/07/2021 | domtotal.com

Bolsonaro está cercado por rede maléfica, diz bispo: 'deu poder ao pior da religião'

Dom Vicente Ferreira comentou aumento da rejeição a Bolsonaro e atrelou pautas reacionárias a retrocessos teológicos

Dom Vicente Ferreira já foi alvo de ataques bolsonaristas devido críticas ao presidente
Dom Vicente Ferreira já foi alvo de ataques bolsonaristas devido críticas ao presidente (Reprodução e PR)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi alvo de críticas do bispo auxiliar de Belo Horizonte dom Vicente Ferreira, C.Ss.R. Em publicação numa rede social, o religioso afirma que o político está cercado por uma 'rede maléfica'. O bispo ainda criticou a mistura do discurso religioso nas pautas de Bolsonaro.

"O povo está acordando. Ao redor dele há uma rede maléfica de pautas a serem combatidas. Em nome do Deus da vida", disse dom Vicente Ferreira. O bispo deu a declaração após pesquisa do Datafolha mostrar aumento da rejeição ao presidente.

LEIA MAIS
Nota da CNBB: Denúncias de corrupção e prevaricação agravam pandemia no Brasil
Bolsonaro diz que só Deus o tira do cargo e bispo de BH retruca: 'Senhor, não tardes'
Após ataques de bolsonaristas, bispo de BH recebe apoio de mais de 100 entidades



Dom Vicente ainda comentou sobre a estreita ligação de Bolsonaro com lideranças religiosas conservadoras. Para o bispo, o 'retrocesso político brasileiro tem a ver com retrocesso teológico'. A crítica aconteceu pouco após Bolsonaro participado de missa particular em Brasília, no dia 1º de julho.

"O discurso 'não misturar fé e política' serviu foi para dar poder ao pior da religião. Que contradição: um país cristão com absurda injustiça social", declarou dom Vicente.




Histórico de críticas

Bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, dom Vicente Ferreira é bastante crítico ao governo Bolsonaro.  O religioso tem acompanhando de perto o drama dos atingidos pela barragem da Vale e é membro das Comissões de Ecologia Integral e Mineração e Cultura e Educação daConferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

Em junho, bispo foi alvo de ataques digitais de bolsonaristas após novas críticas ao presidente. Em resposta, ele recebeu apoio de mais de cem entidades e movimentos sociais.  

Natural de Alegre (ES), dom Vicente é religioso da Congregação Redentorista e doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte e titular de Castra Nova pelo papa Francisco em março de 2017. Desde o rompimento da barragem tem se dedicado à atender os atingidos e denunciar abusos cometidos pela empresa e governantes.


Redação Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!