Cultura Cinema

12/07/2021 | domtotal.com

Diretora e elenco do filme 'Medusa' denunciam em Cannes as mortes por Covid no Brasil

Anita Rocha da Silveira posou com cartaz mostrando o número de vítimas no país

A diretora Anita Rocha da Silveira posa com o elenco - Bruna Linzmeyer, Mariana Oliveira, Lara Tremouroux e Felipe Frazao - em Cannes
A diretora Anita Rocha da Silveira posa com o elenco - Bruna Linzmeyer, Mariana Oliveira, Lara Tremouroux e Felipe Frazao - em Cannes (John MacDougall/AFP)

A equipe do filme brasileiro Medusa usou os holofotes do tapete vermelho do Festival de Cannes para denunciar a crise de saúde que vive o Brasil, ao exibir diante das câmeras uma mensagem lembrando as mais de 500 mil mortes por Covid-19 ocorridas no país.

Durante a apresentação do filme italiano Tre piani, na competição pela Palma de Ouro, a diretora Anita Rocha da Silveira e os atores Bruna Linzmeyer, Mariana Oliveira, Lara Tremouroux e Felipe Frazão mostraram um cartaz em inglês: "533 mil morreram no Brasil de uma doença para a qual já tem vacina".

O protesto lembra outro episódio, quando o diretor Kleber Mendonça, agora integrante do júri, e seu elenco denunciaram o golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. 

O Brasil é o segundo país do mundo em número de mortes pelo coronavírus e o governo do presidente Jair Bolsonaro foi denunciado por se opor a medidas de isolamento social e o uso de máscaras, além de atrasos na campanha de vacinação. Uma CPI está atualmente investigando no Senado supostas omissões durante a gestão da pandemia.

O filme Medusa estreará nesta segunda-feira na Quinzena dos Realizadores, sessão paralela do festival. O Brasil também conta com dois curtas-metragens competindo pela Palma de Ouro e o documentário Marinheiro das montanhas, de Karim Ainouz, na seleção oficial.


AFP/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!