Religião

15/07/2021 | domtotal.com

Pesquisadores querem 'reconstruir as teologias da catolicidade'

Projeto liderado pela Universidade Católica Australiana seguirá modelo teológico que lançou as bases para o Vaticano II

Rowan Williams, ex-primaz anglicano, aqui em 2012, é um dos nomes convidados pela Universidade Católica Australiana
Rowan Williams, ex-primaz anglicano, aqui em 2012, é um dos nomes convidados pela Universidade Católica Australiana (National Assembly for Wales/ Wikimedia)

A Universidade Católica Australiana (ACU, na sigla inglesa) acaba de recrutar "alguns dos principais teólogos católicos do mundo" para liderar um novo projeto internacional que visa "reconstruir as teologias da catolicidade".

O projeto, intitulado precisamente "Teologias da catolicidade", prolongar-se-á por cinco anos e basear-se-á em fontes originais e clássicas para fornecer novas perspectivas para a vida contemporânea, seguindo o modelo dos teólogos do ressourcement [regresso às fontes] de meados do século 20, que lançaram as bases para o Concílio Vaticano II.

Com a coordenação de Philip McCosker (Teologia Histórica e Fundamental, antigo diretor do Von Hügel Institute for Critical Catholic Inquiry em Cambridge), o projeto ficará sediado no Instituto de Religião e Investigação Crítica (Iric) da ACU, contando com a participação de nomes influentes da teologia anglo-saxônica como Rowan Williams (ex-arcebispo de Cantuária e ex-primaz da Comunhão Anglicana), Stephan van Erp e Judith Wolfe.

Peter Howard, docente e diretor do Iric, comentou, no site da Universidade anfitriã, que a Igreja Católica estaria madura para um grande projeto internacional que traga profundidade e pluralidade" à disciplina da Teologia, entendendo ser "essencial que a Igreja retorne periodicamente aos seus textos básicos e os reexamine à luz de um mundo em mudança".

"O Vaticano II, comentou ainda o professor Howard, foi uma tal lufada de ar fresco para a Igreja que por si só se tornou uma fonte-chave para a teologia subsequente", a ponto, acrescentou, de "ter havido uma tendência de ignorar os textos-fonte". O projeto "Teologias da catolicidade" propõe-se, assim, "restaurar essa bolsa de estudos para a Igreja".


Sete Margens



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!