Religião

16/07/2021 | domtotal.com

Caridade, um estilo de vida

O amor caritativo é transformador

A caridade pressupõe inteireza do doar: entregamo-nos por inteiros, compassivos
A caridade pressupõe inteireza do doar: entregamo-nos por inteiros, compassivos (Unsplash/Tim Marshall)

Felipe Magalhães Francisco*

Caridade, palavra muito presente entre cristãos e cristãs, sobretudo entre os católicos e católicas. A pergunta que nos fazemos, logo de partida, a respeito do peso, da densidade desta palavra. Será que a compreendemos com a força que ela expressa, em seu lugar vital? Neste Dom Especial, iremos nos dedicar a refletir sobre esta força, como convite para um resgate semântico importante. A caridade é a forma ética com a qual cristãos e cristãs são chamados a habitar o mundo.

Caridade é amor. Não aquele amor romântico, que também tem sua importância, mas aquele que é atitude: um amor possível de ser visto. Compreender a caridade apenas como os gestos de cuidado e amparo para com aqueles que mais precisam, é enfraquecer, e muito, o significado que o termo tem. Quando pensada apenas como as moedas dadas a quem está em situação de mendicância, ou um agasalho às pessoas em situação de rua, sem que isso gere uma pergunta subjacente acerca das injustiças que provocaram estas situações, a caridade se torna mera anestesia social e egóica para quem a faz.

Não há verdadeira caridade sem promoção da justiça. Desta forma, a caridade não é a amenização de uma situação: ela precisa ser transformadora. Essa é a base do Evangelho. O amor-caridade é revolucionário. A caridade pressupõe inteireza do doar: entregamo-nos por inteiros, compassivos, e, por isso, a caridade está tão ligada à misericórdia. Atuar com caridade no mundo é não se conformar com as situações de injustiça, e não corroborar para a manutenção das causas que as provocam.

A caridade é um compromisso ético definidor do ser cristão. E, claro, isso deve ser um distintivo da identidade dos seguidores e seguidoras de Jesus. E isso diz respeito não aos méritos de cristãos e cristãs, mas ao testemunho de quem se deixou interpelar pela mensagem do Cristo. A caridade é dom teologal: por meio dela, participamos da vida de Deus, que é Amor. No primeiro artigo, Caridade: o rosto do amor-graça de Deus, Rodrigo Ferreira reflete sobre o caráter teológico da caridade, a partir do binômio amor-graça. Francisco Thallys Rodrigues, no artigo Caridade, um nome para o amor, reflete sobre a atuação cristã no mundo, como compromisso da fé e da experiência amorosa com Deus. Por fim, César Thiago Alves traz o tema da justiça para a reflexão, como articulação necessária e fundamental à dimensão da caridade, no artigo Caridade e Justiça Social.

Boa leitura!



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!