Religião

20/07/2021 | domtotal.com

Diocese dos EUA pede falência em meio a processos de abuso

Dezenas de dioceses declararam falência a fim de conseguirem cumprir com compromissos financeiros e indenizações

A catedral de São Patrício na diocese de Norwich, EUA
A catedral de São Patrício na diocese de Norwich, EUA (Farragutful)

CNA

A Diocese de Norwich entrou com pedido de falência na quinta-feira (15) em meio a várias dezenas de ações judiciais de abuso sexual relacionadas a uma antiga escola administrada pela diocese.

O bispo Michael Cote, em uma mensagem de vídeo no mesmo dia, disse que a falência "centralizará todos os litígios e supervisionará um acordo que garanta que todos os sobreviventes sejam incluídos e tratados de forma justa", observando que "qualquer acordo será determinado com base nos ativos do Diocese".

"Nos últimos dois anos, nossos consultores financeiros e jurídicos estudaram nossa situação e concluíram que uma ação de falência era a única maneira de garantir um acordo equitativo para sobreviventes de abusos, nos ajudar a administrar despesas de litígio e cumprir nossa missão e ministérios essenciais", explicou o dom Cote.

Mais de 60 ações judiciais foram movidas relacionadas a supostos abusos na Mount Saint John School, uma antiga escola residencial para meninos problemáticos, uma hora ao sul de Hartford. Dom Cote descreveu a escola, que foi financiada e auditada pelo Estado, como um "ministério" da diocese.

Cote afirmou que todas as operações e ministérios diocesanos "continuarão sem interrupção". "Todos os funcionários continuarão recebendo seus salários normais. Os programas de benefícios também continuarão, ininterruptamente. Nossos fornecedores serão pagos por todos os bens e serviços e as operações normais continuarão", escreveu. 

"A prática de nossa fé católica e a administração dos sacramentos não serão afetadas por este processo legal. No entanto, a Diocese certamente precisará priorizar as missões de caridade que são essenciais para nossa Diocese e paroquianos – o trabalho da Igreja deve continuar".

A diocese de Norwich listou 43 padres que tinham "acusações substanciais" contra eles em 2019. Dezenas de dioceses em todo o país declararam falência nos últimos anos, geralmente em meio a processos de abuso sexual. Notavelmente, em Nova York, metade das dioceses de rito latino do estado declararam falência em meio ao Child Victims Act de Nova York, estatuto que abriu uma janela jurídica de um ano para que adultos no estado, que foram abusados sexualmente quando crianças, pudessem buscar a Justiça, levando ao ajuizamento de centenas de processos . A janela está definida para expirar no próximo mês.

Publicado por CNA


Tradução: Gilmar Pereira



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!