Brasil Cidades

20/07/2021 | domtotal.com

Geada deve atingir cidades de Minas, São Paulo, Mato Grosso e do Sul do país

Frio deve continuar em várias regiões do Brasil nos próximos dias

Maria da Fé, em Minas, está entre as cidades mais frias do estado
Maria da Fé, em Minas, está entre as cidades mais frias do estado (William Siqueira, morador de Maria da Fé)

Quem achava que o frio daria uma pausa nos próximos dias se enganou. Uma massa de ar polar seca deve manter as temperaturas baixas até esta quarta-feira (21), sobretudo nas madrugadas. Em cidades de Minas, do Mato Grosso do Sul, São Paulo e na região Sul do país deve ocorrer geadas.

A queda de temperatura prevista na semana passada pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) já tinha  provocado geadas e temperaturas negativas no Sul do Brasil. Algumas localidades da Serra da Mantiqueira, em Minas, tiveram temperatura negativa. Em Monte Verde chegou a gear, e a temperatura ficou em -1,2°C. Segundo o SNM, Rio Brilhante (MS) foi a cidade com temperatura mais baixa (-1,5°C). Nevou em pontos isolados de Campos de Cima da Serra (RS) e no alto do Planalto Sul Catarinense entre a noite de domingo (18) e o amanhecer da segunda-feira (19).

“Ventos fortes, com velocidade acima dos 80 km/h, sopraram na faixa leste do Rio Grande do Sul (Pelotas atingiu 84km/h) em função do ciclone extratropical que se desloca pelo Atlântico, a leste-sudeste do Rio Grande do Sul”, informou o Inmet.

Em nota, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que nessa segunda-feira (19), no Sul do Brasil, a menor temperatura foi registrada em General Carneiro, no sul do Paraná: -5,2°C. Até então, a menor temperatura do ano havia sido registrada no dia 29 de junho (-3,9°C).

Foram também registradas temperaturas negativas no Planalto Aul catarinense e no sul do Paraná. Em Bom Jardim da Serra (SC), a temperatura ficou em -4,3°C. Em Inácio Martins (PR), a temperatura chegou a -2,4°C. Localizada na Área noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Rosa registrou -1,8°C.

Em São Paulo, a menor temperatura foi em Rancharia, no sudoeste, com -1°C. A queda de temperatura abrangeu também o noroeste do estado. Em Valparaíso, a mínima chegou a 0,7°C.

Nos próximos dias, as madrugadas devem permanecer geladas, com potencial para formação de geada entre a madrugada e o amanhecer. principalmente nas regiões mais afastadas do centro expandido e nos municípios vizinhos da capital. As tardes devem registrar baixos índices de umidade do ar.

Na madrugada de quarta-feira (21), os termômetros devem ficar em torno dos 7°C. No decorrer do dia o predomínio será de sol entre poucas nuvens, o que ameniza um pouco a sensação de frio. A máxima atinge os 22°C enquanto os percentuais mínimos de umidade do ar se mantêm ao redor dos 30%.


Dom Total /Agência Brasil



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!