Mundo

20/07/2021 | domtotal.com

Chuva provoca inundações, mortes e aumenta risco de rompimento de barragem na China

Mais de 10 mil moradores da província de Henan foram evacuados

Esta foto aérea tirada em 5 de julho de 2021 mostra água sendo liberada da darragem do Reservatório Xiaolangdi em Luoyang, na província central de Henan, na China
Esta foto aérea tirada em 5 de julho de 2021 mostra água sendo liberada da darragem do Reservatório Xiaolangdi em Luoyang, na província central de Henan, na China (STR/AFP)

O exército chinês alertou nesta terça-feira (20) para o risco iminente de rompimento de uma barragem no centro do país, atingido por chuvas torrenciais devastadoras.

O comando regional do Exército de Libertação Popular disse em um comunicado que se abriu um espaço de 20 metros na barragem de Yihetan em Luoyang, região de Henan, alertando que ela "pode se romper a qualquer momento".

As chuvas torrenciais provocam inundações em várias regiões do país. Mais de 10 mil moradores da província de Henan foram evacuados para abrigos após o recorde de chuvas. Mais de 90 milhões moram na província.

Estradas submersas e pelo menos 12 pessoas morreram na cidade de Zhengzhou desde o início das enchentes, confirmaram as autoridades locais.

Conforme a BBC, muitos fatores contribuem para as inundações, mas o aquecimento da atmosfera causado pelas mudanças climáticas torna as chuvas extremas mais prováveis.



AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!