Ciência e Tecnologia

27/07/2021 | domtotal.com

Sistemas do CNPq sofre avaria, sai do ar e acesso ao Lattes é prejudicado

Cientistas lamentam falta de investimento em pesquisa e nas universidades públicas

Pane no sistema deixou a Plataforma Lattes fora do ar desde sábado
Pane no sistema deixou a Plataforma Lattes fora do ar desde sábado (Herivelto Batista/Ascom MCTI)

Os sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência federal de fomento à pesquisa, chegaram nesta terça-feira (27), ao quarto dia fora do ar. A indisponibilidade da plataforma compromete o acesso a currículos de cientistas e outras operações ligadas à pesquisa.

O CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas em todo o Brasil. Segundo o órgão, o problema foi identificado no sábado. "Não há previsão para o restabelecimento total. Todos os esforços estão sendo envidados para o pleno retorno o mais breve possível", informou o CNPq, no sábado.

Na segunda-feira (26), o conselho informou que "segue em esforço conjunto" com o MCTI para o restabelecimento dos sistemas. "A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na plataforma Lattes o mais rápido possível." De acordo com o órgão, por causa da indisponibilidade do sistema todos os prazos de editais estão suspensos e serão prorrogados.

Nas redes sociais, cientistas lamentaram o fato, já que se trata de uma das mais bem-sucedidas plataformas científicas do mundo. Também comentaram sobre o descaso do governo de Jair Bolsonaro com a ciência e a perseguição a acadêmicos e universidades. A falta de investimento nas universidades federais e na ciência no Brasil atingiu níveis recordes no atual governo e tem provocado a debandada de "cérebros" do país.

Na tarde desta terça, a Plataforma Lattes divulgou o seguinte comunicado:

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.

O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.

O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.


Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!