Religião

01/08/2021 | domtotal.com

Como podemos nos ocuparmos nos trabalhos que Deus quer?

Reflexão sobre a liturgia do 17º Domingo Comum, João 6,24-35

"Acreditar em Jesus" é configurar a vida a partir Dele (RD)

José Antonio Pagola
RD

Segundo o evangelista João, Jesus conversa com as pessoas nas margens do Lago da Galileia. Jesus diz-lhes que não trabalhem por qualquer coisa, que não pensem apenas num "alimento perecível". O importante é trabalhar tendo como horizonte a "vida eterna". 

Sem dúvida que é assim. Jesus tem razão. Mas qual é o trabalho que quer Deus? Esta é a pergunta das pessoas; como podemos nos ocuparmos nos trabalhos que Deus quer? A resposta de Jesus não deixa de ser desconcertante. O único trabalho que Deus quer é este: "Que acrediteis em quem Deus vos enviou". Que significa isto?

"Acreditar em Jesus" não é uma experiência teórica, um exercício mental. Não consiste simplesmente numa adesão religiosa. É um "trabalho" em que os seus seguidores se hão de ocupar ao longo das suas vidas. Acreditar em Jesus é algo que se tem de cuidar e trabalhar dia a dia. 

"Acreditar em Jesus" é configurar a vida a partir Dele. Convencidos de que a sua vida foi verdadeira: uma vida que conduz à vida eterna. A sua maneira de viver Deus como Pai, a sua forma de reagir sempre com misericórdia, o seu compromisso em despertar esperança é o melhor que pode fazer o ser humano.

"Acreditar em Jesus" é viver e trabalhar por algo último e decisivo: esforçar-se por um mundo mais humano e justo; fazer mais real e mais credível a paternidade de Deus; não esquecer aqueles que correm o risco de ser esquecidos por todos, mesmo pelas religiões. E fazer tudo isto sabendo que o nosso pequeno compromisso, sempre pobre e limitado, é o trabalho mais humano que podemos fazer.

Por isso, ignorar a vida dos outros, viver tudo com indiferença, encerrarmo-nos apenas nos nossos interesses, ignorar o sofrimento das pessoas que encontramos no nosso caminho... são atitudes que indicam que não estamos a «trabalhar» a nossa fé em Jesus.

Publicado por Religión Digital, traduzido pelo IHU

*José Antonio Pagola é padre e tem dedicado a sua vida aos estudos bíblicos, nomeadamente à investigação sobre o Jesus histórico. Nascido em 1937, é licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (1962), licenciado em Sagradas Escrituras pelo Instituto Bíblico de Roma (1965), e diplomado em Ciências Bíblicas pela École Biblique de Jerusalém (1966). Professor no seminário de San Sebastián (Espanha) e na Faculdade de Teologia do Norte de Espanha (sede de Vitória), foi também reitor do seminário diocesano de San Sebastián e vigário-geral da diocese de San Sebastián.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!