Religião

05/08/2021 | domtotal.com

Com frio, Igreja no Sul dobra capacidade de acolhimento de quem dorme na rua

Trabalho da pastoral do povo da rua de Caxias do Sul é exemplo de acolhimento

Salão paroquial que acolhe as pessoas em situação de rua
Salão paroquial que acolhe as pessoas em situação de rua (Diocese de Caxias do Sul)

O frio intenso está dando dias de trégua aos gaúchos nesta semana, mas, no final de julho, uma onda de frio chegou ao sul do Brasil com registros de neve em várias cidades e as menores temperaturas do ano, abaixo de zero, com sensação térmica de –25°C. As pessoas em situação de rua são as mais afetadas nessas condições extremas e, por isso, os abrigos solidários procuram amenizar a situação ao acolher os mais vulneráveis.

Há 4 anos a diocese de Caxias do Sul-RS realiza a iniciativa temporária "Hospedagem Solidária". Neste ano, a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, além de levar comida durante a noite ao necessitados que se encontram pelas ruas da cidade, precisou ampliar o número de vagas já que aumentou a necessidade de acolhimento: 50 novas camas foram instaladas no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, passando de 35 para 85 lugares. Para corresponder à demanda, a pastoral tem solicitado o apoio da comunidade para doar cobertores, calçados e jaquetas masculinas, além de alimentos como arroz, extrato de tomate e pó para suco. O que já está acontecendo diariamente, afirma Maria Teresinha Mandelli Grasselli, coordenadora tanto da pastoral como do projeto:

"O frio foi intenso, mas foi também intenso o movimento do coração, das mãos e dos pés na solidariedade. As doações não param de chegar no salão de festas deste ano, que é na igreja da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes".

Hospedagem Solidária

Diariamente, até o dia 4 de setembro, as pessoas em situação de rua estão sendo acolhidas das 19h30 às 20h30. No local, os voluntários servem jantar e café da manhã, entregam cobertores e também oferecem o dom da escuta, ao acolher as feridas da alma. Profissionais da saúde também estão presentes para atendimentos especiais. De fato, os "Médicos do Mundo", um projeto que engloba médicos, enfermeiros, dentistas, podólogos, psicólogos e demais profissionais ligados às instituições de ensino superior da cidade, realizam avaliações frequentes no local.

Se logo na triagem, aparecerem casos com sintomas de Covid-19, os suspeitos são encaminhados para a Casa Irmã Dulce, local destino à quarentena e com todos os cuidados necessários. Além do uso do álcool em gel, luvas descartáveis e máscaras para evitar o contágio de coronavírus no local, na edição deste ano, os assistidos pela Hospedagem Solidária devem fazer o seu banho no Centro Pop Rua, onde também fazem a higiene pessoal e podem lavar roupa.

A Hospedagem Solidária (Rua Angelina Michielon, 936) está contando com a colaboração de voluntários de diversos grupos e movimentos da Igreja Católica, além do apoio da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Guarda Municipal de Caxias do Sul. Mais detalhes do projeto pelo telefone (54) 3222-1636, no Salão Paroquial de Lourdes.

Segundo o bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Gislon, há um mutirão de voluntários que trabalham pela compaixão dos últimos:

"Uma realidade muito bonita que conta com a participação de mais de 300 voluntários que se revezam ou ajudam no acolhimento dessas pessoas, os últimos, por assim dizer, da sociedade que vivem nas nossas ruas. É um trabalho bonito porque revela misericórdia e compaixão por aqueles que são relegados pela nossa sociedade. Como Igreja, povo de Deus, a caminho da casa do Pai, nós nunca podemos deixar de olhar aqueles que estão à margem do caminho, como fez Jesus na sua missão. E essa Hospedagem Solidária que é feita pela nossa diocese na cidade de Caxias do Sul conta com a compreensão e a participação da comunidade, nesse olhar que a Igreja tem em cuidar dos mais pobres, daqueles que vivem em situação de rua".

E completa: "É um projeto que revela o rosto da compaixão também da Igreja por essas pessoas e por essa realidade presente na nossa sociedade".


Vatican News



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!