Religião

06/08/2021 | domtotal.com

Igreja prepara 'Pacto Católico Global sobre a Família'

Pacto envolverá universidades católicas dos cinco continentes e será apresentado no final do Encontro Mundial das Famílias de 2022

Objetivo do pacto é a promoção da família no mundo, à luz da Doutrina Social da Igreja
Objetivo do pacto é a promoção da família no mundo, à luz da Doutrina Social da Igreja (Unsplash/Kevin Delvecchio)

O Vaticano anunciou nesta sexta-feira que vai lançar um "Pacto Católico Global sobre a Família", por ocasião do ano Amoris laetitia, proclamado pelo papa Francisco.

A iniciativa é organizada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) e a Academia Pontifícia das Ciências Sociais, com a colaboração do Centro Internacional dos Estudos da Família (CISF).

As instituições lançaram uma pesquisa, nas últimas semanas, visando a definição do pacto, "um programa formado por um conjunto de ações para a promoção da família no mundo, à luz da Doutrina Social da Igreja".

"O pacto envolverá os Centros de Estudo e Pesquisa sobre a família presentes nas Universidades Católicas dos cinco continentes, através da recolha de informações e pesquisas sobre a relevância cultural e antropológica da família", indica uma nota da sala de imprensa da Santa Sé.

O trabalho vai dedicar particular atenção "às relações familiares, ao valor social da família e às boas práticas de política familiar, a nível internacional".

O Pacto Católico Global sobre a Família será apresentado como parte de um evento conclusivo, antes do próximo Encontro Mundial das Famílias, em junho de 2022.

O "ano especial" dedicado à família, pelo papa Francisco, começou a 19 de março, assinalando o 5º aniversário da exortação Amoris laetitia, resultado de duas assembleias do Sínodo dos Bispos.

"Convido a um impulso pastoral renovado e criativo para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade", pediu Francisco.

O papa disse que este quer ser um "ano especial para crescer no amor familiar".

O ano especial foi convocado a 27 de dezembro de 2020, dia em que a Igreja Católica celebrava a festa litúrgica da Sagrada Família (primeiro domingo depois do Natal).

O papa publicou a 8 de abril de 2016 a sua exortação apostólica sobre a Família, Amoris laetitia (A alegria do amor), uma reflexão que recolhe as propostas de duas assembleias do Sínodo dos Bispos (2014 e 2015) e dos inquéritos aos católicos de todo o mundo.

Ao longo de nove capítulos, em mais de 300 pontos, Francisco dedica a sua atenção à situação atual das famílias e os seus numerosos desafios, desde o fenômeno migratório à "ideologia de gênero"; da cultura do "provisório" à mentalidade "antinatalidade", passando pelos dramas do abuso de menores.

Em Portugal, várias dioceses que publicaram documentos sobre a aplicação das propostas para a pastoral familiar, após as duas assembleias sinodais (2014 e 2015) sobre o tema, nomeadamente no que respeita ao capítulo 8 da Amoris laetitia.

A Santa Sé preparou, para o ano especial dedicado às famílias, um conjunto de propostas espirituais, pastorais e culturais, além de 12 percursos de reflexão.


Ecclesia



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!