Religião

10/08/2021 | domtotal.com

Feliz 1443: muçulmanos celebram Ano Novo

Saída de Maomé de Meca para Medina marca a data que é celebrada com sorrisos, cuidado da saúde e perdão

Muçulmanos seguem o calendário lunar
Muçulmanos seguem o calendário lunar (Unsplash/Faseeh Fawaz)

O Novo Ano Islâmico começou nesta segunda-feira, 9 de Agosto: 1443 é o novo ano da Hégira, cuja era foi inaugurada com o episódio da saída do Profeta de Meca para Medina, em 622 EC (Era Comum).

O Ano Novo Islâmico começa com o primeiro luar do mês de Muharram, ocasião em que os muçulmanos lembram, todos os anos, como o Profeta Muhammad (Maomé) migrou de Meca com os seus companheiros para a cidade de Medina. Nas Reflexões Islâmicas da revista Al Furqán, publicadas neste dia 1 de Muharram, faz-se notar que o Profeta dos muçulmanos "foi um refugiado, um migrante, sofreu dificuldades e dores", acrescentando-se que, "com essa experiência, a comunidade que olhamos todos os dias, nasceu como exemplo".

A publicação dirigida por Yiossuf Adamgy apresenta um conjunto de "maneiras fáceis" de aproveitar os benefícios de Muharram, considerado o mês da libertação:

  • "Diga mais Salaam! Esta é a saudação do Profeta (s.a.w. – a paz esteja com ele) e do povo do Paraíso, e uma ação tão simples pode colher inúmeras recompensas e perdão.
  • Sorria para todos. Esta ação simples vai pesar muito na balança durante o mês de Muharram.
  • Sadaqah (caridade) regular. Muharram é o início do Ano Novo islâmico, então é o momento perfeito para tomar decisões e estabelecer bons hábitos que você pode colher os frutos do ano todo.
  • Melhore a sua saúde comendo melhor, fazendo mais exercícios e tendo uma boa rotina de sono. Sim, cuidar da sua saúde também é uma ação recompensadora – o seu corpo é uma amanah (confiança) de Alá! Fazer algumas mudanças no estilo de vida pode gerar inúmeras recompensas.
  • Procure o perdão. Visto que os pecados são mais pesados no Muharram, você deve pedir perdão o mais rápido possível durante este mês.
  •  Leia mais o Alcorão. É óbvio que sempre é colocado nessas listas – mas é a maneira perfeita de se aproximar de Deus durante este mês incrível! A melhor maneira de fazer isso é comprometer-se com apenas 10-15 minutos por dia; estabeleça um horário e seja disciplinado! Com sorte, você cumprirá a resolução de Ano Novo se estabelecer o bom hábito".


Sete Margens



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!