ESDHC

14/08/2021 | domtotal.com

Formandos da noite da Dom Helder participam de cerimônia de Colação de Grau

O evento virtual foi marcado por homenagens emocionantes dos estudantes

Mesa solene composta pelo reitor da Dom Helder, o professor Paulo Umberto Stumpf SJ, e pela Pró-reitora de Ensino, Anacélia Santos Rocha.
Mesa solene composta pelo reitor da Dom Helder, o professor Paulo Umberto Stumpf SJ, e pela Pró-reitora de Ensino, Anacélia Santos Rocha. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
A cerimônia foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e das formaturas, Luiz Antônio Chaves.
A cerimônia foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e das formaturas, Luiz Antônio Chaves. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Professores homenageados pelos formandos de Direito do turno da noite do primeiro semestre de 2021.
Professores homenageados pelos formandos de Direito do turno da noite do primeiro semestre de 2021. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Formandos da Dom Helder do turno da noite do primeiro semestre de 2021.
Formandos da Dom Helder do turno da noite do primeiro semestre de 2021. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
O paraninfo da turma, o professor Vinicius Lott Thibau.
O paraninfo da turma, o professor Vinicius Lott Thibau. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
A formanda Thais Capobiango Franckevicius, oradora da turma.
A formanda Thais Capobiango Franckevicius, oradora da turma. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Letícia Gordon Lansdowne Gomes, formanda que proferiu a homenagem aos pais.
Letícia Gordon Lansdowne Gomes, formanda que proferiu a homenagem aos pais. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Bruna Perfeito Martins Bello, que proferiu a homenagem aos ausentes.
Bruna Perfeito Martins Bello, que proferiu a homenagem aos ausentes. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
O juramento foi realizado pela estudante Suélem Cristiane Apolinaria da Silva, que teve suas palavras repetidas pelos colegas.
O juramento foi realizado pela estudante Suélem Cristiane Apolinaria da Silva, que teve suas palavras repetidas pelos colegas. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
O reitor da Dom Helder, o professor Paulo Umberto Stumpf SJ, conferiu grau aos formandos.
O reitor da Dom Helder, o professor Paulo Umberto Stumpf SJ, conferiu grau aos formandos. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Os professores Vinicius Lott Thibau e Thiago Loures Machado Moura Monteiro fizeram a entrega simbólica dos diplomas.
Os professores Vinicius Lott Thibau e Thiago Loures Machado Moura Monteiro fizeram a entrega simbólica dos diplomas. Foto (Necom Dom Helder e EMGE)

Fim de mais um ciclo! Neste sábado (14) a Dom Helder realizou a cerimônia virtual de Colação de Grau dos formandos de Direito do turno da noite do primeiro semestre de 2021. Em função da pandemia da Covid-19, a solenidade foi transmitida ao vivo no YouTube da Escola e acompanhada por amigos e familiares dos novos bacharéis.

A mesa solene foi composta pelo reitor da Dom Helder, o professor Paulo Umberto Stumpf SJ, e pela Pró-reitora de Ensino, Anacélia Santos Rocha. A cerimônia foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e das formaturas, Luiz Antônio Chaves. Participaram virtualmente o paraninfo da turma, Vinicius Lott Thibau, o patrono, Thiago Loures Machado Moura Monteiro, e os professores homenageados Humberto Gomes Macedo, Maria Flávia Cardoso Máximo e Pedro Eliezer Maia.

A formanda Thais Capobiango Franckevicius, oradora da turma, proferiu uma homenagem aos colegas e destacou a garra, a persistência e a evolução de cada um. “Nós subimos, durante estes anos, degrau a degrau. Cada um representando uma pequena conquista, que nos construiu e nos completou etapa por etapa. Não foi fácil! Nenhuma mudança é confortável, afinal de contas esse período de tanto ganho em conhecimento e experiência é um dos períodos mais difíceis da vida. À medida que o curso foi avançando, as mudanças que vínhamos sofrendo iam dando saltos, elas iam para outro patamar. Foi um orgulho poder estagiar, entrar no fórum, nos tribunais, na defensoria, nos ministérios públicos, nos escritórios de advocacia e aprender a lidar com o cliente, com as pessoas, sentir o poder de conseguir transformar efetivamente a vida de alguém”, disse a aluna.

O paraninfo da turma, o professor Vinicius Lott Thibau, destacou o orgulho que sente dos formandos, bem como salientou a persistência de todos que conquistaram o título de Bacharel de Direito. Ele também deixou um conselho para que os estudantes exerçam a profissão para o bem. “Agora, é hora de refletir sobre o futuro profissional, que tanto os preocupa. Como paraninfo, digo que ele pode se mostrar emocionante. Cada um de nós deve pleitear um mundo melhor e o título de bacharel em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara confere a necessária habilitação para que vocês possam atuar em prol da redução do sofrimento que, ainda hoje, atinge a humanidade”, pontuou o docente.

A cerimônia também foi marcada por homenagens emocionantes realizadas aos pais e aos ausentes pelas formandas Letícia Gordon Lansdowne Gomes e Bruna Perfeito Martins Bello. O juramento foi realizado pela estudante Suélem Cristiane Apolinaria da Silva, que teve suas palavras repetidas pelos colegas.

Ao final, o reitor encerrou a cerimônia, parabenizou os formandos e agradeceu a comunidade acadêmica. “Faço uso das belíssimas mensagens das formandas, Thais, Letícia e Bruna, para agradecer a dedicação do corpo docente pelo excelente trabalho”, destacou.

A secretária acadêmica, Djoa Braulina, também informou aos formandos sobre a retirada dos diplomas na sede da Dom Helder, já na segunda-feira (16), e informou a migração para o diploma digital para os próximos meses.



Bárbara Teixeira / Necom Dom Helder e EMGE



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!