Religião

19/08/2021 | domtotal.com

Papa aceita renúncia de bispo brasileiro que teve vídeo íntimo vazado

Bispo de São José do Rio Preto já era investigado pelo Vaticano

Dom Tomé teve apresentou sua renúncia no último fim de semana
Dom Tomé teve apresentou sua renúncia no último fim de semana Foto (Vincenzo Pinto/AFP)

O papa Francisco aceitou a renúncia de um bispo do interior do estado de São Paulo, depois que vazou um vídeo sexual do clérigo, noticiaram a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a imprensa brasileira nesta quarta-feira (18).

"A Nunciatura Apostólica informa que o santo padre aceitou hoje o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de São José do Rio Preto, apresentada por S. Excia. d. Tomé Ferreira da Silva", informou a CNBB em nota, sem especificar os motivos.

A entidade divulgou a nota depois que o Vaticano oficializou que o papa Francisco aceitou a renúncia de Ferreira da Silva, que desde 2012 era bispo de São José do Rio Preto, cidade localizada a cerca de 400 quilômetros ao norte da capital financeira do Brasil.

O prelado, de 60 anos, apresentou sua renúncia no último final de semana após um vídeo que circulou em grupos do WhatsApp e nas redes sociais em que é visto acariciando os órgãos genitais e conversando com alguém do outro lado da câmera do celular, detalhou o portal de notícias G1.

Reportagens indicam que a Santa Sé começou a investigar em 2018 Ferreira da Silva, natural do estado de Minas Gerais, sob suspeita de ter encoberto casos de abusos sexuais na diocese.

O papa Francisco nomeou o arcebispo de Ribeirão Preto, Moacir Silva, como administrador dessa diocese até que um novo bispo seja nomeado.

Outros casos semelhantes abalaram a Igreja Católica no Brasil.

Em janeiro passado, a polícia confirmou que estava investigando o arcebispo de Belém, que havia sido denunciado por quatro ex-seminaristas por supostamente ter tocado em seus órgãos genitais em várias ocasiões, segundo depoimentos divulgados no programa Fantástico da TV Globo.

Em maio de 2019, o bispo de Limeira, no estado de São Paulo, renunciou após ser acusado de peculato financeiro e encobrimento de casos de pedofilia.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.