Religião

24/08/2021 | domtotal.com

Papa envia ajuda financeira para Haiti, Bangladesh e Vietnã

Francisco vai apoiar populações afetadas por terremotos, ciclones e os efeitos socioeconômicos da pandemia Covid-19

As ruas foram aos poucos recuperando o movimento habitual, como esta no coração de Les Cayes, dez dias depois do forte terremoto que atingiu o Haiti.
As ruas foram aos poucos recuperando o movimento habitual, como esta no coração de Les Cayes, dez dias depois do forte terremoto que atingiu o Haiti. (Richard Pierrin/AFP)

O papa Francisco vai enviar uma ajuda inicial de 200 mil euros para as populações atingidas pelo terremoto no Haiti, 100 mil para o Vietnã enfrentar as dificuldades da pandemia e 69 mil dólares destinam-se ao Bangladesh.

O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) informa que o papa Francisco instituiu o envio de uma contribuição inicial de 200 mil euros para o socorro das populações na atual fase de emergência, consequência do terremoto de magnitude 7,2.

Segundo dados das autoridades locais, no terremoto, de 14 de agosto, morreram pelo menos 2207 pessoas, mais de 12 mil ficaram feridas, para além de consideráveis danos materiais.

Em colaboração com a Nunciatura Apostólica, os 200 mil euros vão ser partilhados pelas dioceses mais afetadas pela calamidade e vai ser usado na assistência às vítimas do terremoto.

"Pretende ser uma expressão imediata do sentimento de proximidade espiritual e encorajamento paternal para com o povo e territórios afetados", explica o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral.

No dia 15 de agosto, o papa apelou à ajuda da comunidade internacional para o Haiti, e manifestou a sua proximidade à população haitiana, tendo convidado os peregrinos presentes na Praça de São Pedro a rezar com ele uma Ave-Maria.

A Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) aprovou uma ajuda de emergência de meio milhão de euros para o Haiti e a Cáritas Internacional está a dinamizar uma campanha de angariação de fundos e as doações podem ser feitas online.

O papa Francisco decidiu também enviar uma primeira ajuda de emergência de 100 mil euros para a população do Vietnã, que se encontra em "grave dificuldade" devido às consequências socioeconômicas associadas à pandemia Covid-19, e cerca de US$ 69 mil para o Bangladesh, após a passagem do ciclone Yaas, lê-se no comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!