ESDHC

25/08/2021 | domtotal.com

Além do mercado: veja 4 motivos para cursar Ciência da Computação

Graduação apresenta diversas vantagens para o estudante

Programação é uma das melhores carreiras na Tecnologia da Informação.
Programação é uma das melhores carreiras na Tecnologia da Informação. (Pixabay)

Não é mistério que, nos dias atuais, a área de Tecnologia da Informação (TI) oferece um dos melhores mercados de trabalho não só do Brasil, mas do mundo. Com a abundância de boas vagas no setor, a demanda por cursos de graduação como Ciência da Computação e Engenharia de Software aumenta ano após ano.

O mercado de TI está em constante crescimento por alguns fatores chaves. As empresas, independente da área, precisam se adaptar ao que a tecnologia oferece de novo. É comum que qualquer empreendimento hoje em dia possua um site para o acesso de seus clientes, um aplicativo, ou qualquer outra solução que conecte o público da companhia ao ambiente digital.

Outro ponto importante que as empresas precisam se adequar hoje em dia é a segurança de dados e informações de seu público, especialmente após a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou a ter vigência em agosto do ano passado. Além disso, é claro para qualquer empreendedor o quanto a tecnologia pode facilitar outros setores de seu negócio, como a contabilidade, controle de estoque, entre outros.

Estes são alguns dos fatores que colaboram para a qualidade e longevidade do setor, e contribuem para a alta demanda de profissionais capacitados em computação, seja trabalhando diretamente no setor de tecnologia desses negócios, ou em corporações que prestam esses serviços.

Porém, muitas pessoas que pensam em entrar na área ainda possuem dúvidas sobre como é o processo de capacitação e aprendizado para atuar na TI. Selecionamos quatro motivos cruciais para você entender os benefícios de estudar Ciência da Computação além do mercado de trabalho.

1 - Aprendizado que estimula o raciocínio lógico e a criatividade

Quando imaginamos a trilha de aprendizado de um estudante de Ciência da Computação, pensamos na afinidade com a área das exatas. Mas, para além disso, podemos destacar o estímulo ao raciocínio lógico e à criatividade que o âmbito da Tecnologia da Informação proporciona. Muito mais do que tratar de números e contas complexas, os profissionais de TI precisam aprender a lidar com as diferentes situações que o trabalho profissional traz à tona, e isso está diretamente ligado com a capacidade de resolver problemas.

Não é segredo dizer que a programação, nos dias atuais, é a área mais chamativa para os profissionais de TI pela abundância de boas vagas no mercado. No estudo da programação, pouco se lida com números e contas complexas. Claro, é necessário aprender os conceitos básicos, como o que são os códigos, variáveis, tipos de dados, entre outros pontos importantes. Porém, após se familiarizar com tais conteúdos, o raciocínio lógico do aluno é extremamente crucial no desenvolvimento de seu trabalho, e o aprendizado é voltado para o estímulo dessa característica dos estudantes.

Isso significa que o profissional de computação não precisa ser, necessariamente, uma pessoa com grande facilidade em lidar com números e contas complexas da área de exatas, mas é necessário estar aberto ao desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade, o que demanda foco e esforço para que assim o aluno se torne um profissional preparado para as diferentes situações que surgem no mercado de trabalho.

2 - Grandes perspectivas para o futuro

Como já é muito discutido no meio tecnológico, podemos afirmar que a TI é o futuro do mundo, e cada vez mais serviços e elementos da vida humana serão gradualmente transferidos para a Internet e o ambiente digital. Como resultado, a demanda por bons cientistas da computação, qualificados e especializados aumentará e o futuro dependerá cada vez mais deles.

Mas não apenas no aspecto do mercado de trabalho, a proficiência com a Ciência da Computação capacitará os estudantes para desenvolver coisas que a maioria das pessoas não conseguem criar por si mesmas. Você ganhará conhecimentos que poderá aplicar para facilitar muitos processos e resolver problemas mesmo no seu próprio cotidiano, o que será de grande valor no seu futuro.

3 - Entender o mundo digital em que vivemos

Seguindo a mesma lógica das empresas atuais que precisam estar diretamente conectadas com a Tecnologia da Informação, tornando a área importantíssima para qualquer negócio, podemos destacar que ela também é parte de tudo o que fazemos. Quando entendemos a dimensão da computação no nosso cotidiano, percebemos também a importância dela nas nossas vidas.

Para além do óbvio, como o computador ou o celular que utilizamos todos os dias, seja para trabalhar ou seja para nos conectar com o ambiente digital, percebemos que a televisão que assistimos, o carro que dirigimos, as formas como as redes sociais e as empresas se ligam com as pessoas, e diversas outras características do mundo digitalizado, formam um grande sistema de informações que ditam vários aspectos de nossa sociedade. Estudar computação faz com que você se eduque em relação a essas propriedades, e saiba aproveitar tudo o que o ambiente tecnológico tem para lhe oferecer.

4 - Preparação para o sucesso profissional e pessoal

A formação em Ciência da Computação vai além dos aspectos técnicos ensinados aos alunos. Todo o seu processo de pensamento é estimulado, especialmente o raciocínio lógico e a capacidade de análise crítica. As habilidades de tomada de decisões são aprimoradas. São trabalhadas também técnicas de empreendedorismo para os alunos, que muitas vezes aliam esses conceitos ao conhecimento prático, formando empresas e startups, investindo em grandes ideias de tecnologia digital e alcançando um grande sucesso a partir disso.

Essa preparação para o sucesso profissional e pessoal na área de TI é um fator que constantemente afeta o mundo. Aplicativos como o PayPal ou o Uber mudaram a vida de milhões de pessoas. Ideias como essas começam a serem estimuladas na formação técnica e humana que a graduação de Ciência da Computação oferece.

Mas o mercado ainda é o grande atrativo da área

Conversamos aqui sobre alguns benefícios que o curso de Ciência da Computação oferece além das vantagens do mercado de trabalho. Porém, é importante deixar claro que essa característica ainda é um dos maiores diferenciais dessa área.

A graduação capacita seus alunos a atuarem em diversos setores. A programação é o principal deles pelo grande número de boas vagas disponíveis. Com isso, o curso dá uma grande atenção para esse âmbito, possuindo matérias como Algoritmo e Estrutura de Dados, Desenvolvimentos de Aplicações WEB, estudo de Linguagens de Programação e outras formações que capacitam os estudantes para essa área.

Mas também existem opções diversas na TI. O Curso de Ciência da Computação prepara você para oportunidades como atuação com Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Segurança da Informação, desenvolvimento de Inteligências Artificiais e diversas outras conjunturas que constantemente beneficiam bons profissionais no mercado.

No fim, é evidente o quanto a área da Tecnologia da Informação é uma das melhores para se investir nos dias atuais. As oportunidades profissionais, a média alta de salários, a formação que a graduação proporciona e o futuro que a área tem reservado são fatores que animam qualquer estudante a se aventurar na computação. Caso tenha se interessado, você pode conhecer mais sobre o curso de Ciência da Computação da EMGE por aqui!

Guilherme Moreira / Necom Dom Helder e EMGE



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!