Estamos soterrados em pilhas de equívocos, mentiras e malefícios sem fim
Eleonora Santa Rosa*
Por temperamento e formação, não sou partidária da lamentação, do murmúrio, do resmungo ou do suspiro.
Mesmo assim, difícil não deixar-se contaminar pelo clima dessas últimas semanas, tristeza pelo que o país se transformou, do lugar soturno e melancólico em que nos encontramos, da cisão cada vez maior entre patrícios e do espraiamento do ódio, da rudeza e estreiteza mental de norte a sul.
Melancolia e inconformidade com as ações e incitamentos do vulgar mandatário da nação, hoje, amesquinhada, a cada dia menor e mais infiltrada por preconceitos, desmandos e autoritarismos, que testemunha seus cidadãos serem convocados à violência, ao armamento estúpido e desnecessário, à demonização do Estado de direito.
Não há como escapar à dura perigosa realidade que nos invade diariamente, com o crescente desvario presidencial, com o silencioso servil e omissão de muitos que, por obrigação constitucional, deveriam manifestar-se in totum contra o golpe que se engendra à luz do dia e nos subterrâneos cavilosos da insidia e da perfídia.
Com tanto a ser feito, com tanto atraso e injustiça a serem superados, com tanta miséria e outras mazelas em progressão geométrica a serem resolvidas, estamos soterrados em pilhas de equívocos, mentiras e malefícios sem fim.
Tempo perdido, de intolerância e amargor que será cobrado brutalmente. Contabilidade de estragos e perdas implacáveis, cujo resultado catastrófico será debitado à conta de todos os habitantes da pátria-cratera, por anos a fio.
*Eleonora Santa Rosa - Ex-secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, ex-presidente do Conselho do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA, instituiu em sua gestão o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais - CONEP. Implantou a primeira fase do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte e foi diretora executiva do Museu de Arte do Rio - MAR. Concebeu e implementou inúmeras ações e iniciativas referenciais no campo do Patrimônio Cultural, da Educação Patrimonial e de museus. Gestora, consultora e estrategista da área da Cultura, é autora de diversos artigos e do livro Interstício.
O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.
Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?
DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.
Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).