Brasil

09/09/2021 | domtotal.com

Fumacê

O país pega fogo e o mau cheiro do fumacê é geral

Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha São Paulo, teve destruição de 70 % depois de incêndio provocado por balão
Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha São Paulo, teve destruição de 70 % depois de incêndio provocado por balão (Prefeitura de Franco da Rocha)

Ricardo Soares*

A terra onde nasceu minha saudosa mãe está com o entorno todo pegando fogo. É São Carlos, interior de São Paulo, onde ainda moram primos e tia que estão sentindo todo os efeitos ruins e o cheiro do fumacê, o que não deixa de ser uma precisa metáfora do que acontece no Brasil. O país pega fogo e o mau cheiro do fumacê é geral. Queima a paciência, a solidariedade, a empatia, o respeito, a decência e até a sobriedade. Resultado direto daquilo que o incendiário mor da nação está fazendo com um país que é de todos e não dele.

Os lamentáveis atos por ele convocados no 7 de setembro foram inapropriados não apenas porque fruto de pautas golpistas, mas porque o gado que o incensa se apropriou da data como se fosse sua, como já tinham feito antes com as camisas verde amarelas e a nossa bandeira. Aliás passou da hora da maioria que não está com ele resgatar ao menos o amarelo das "Diretas já".

O fumacê das queimadas somado ao fumacê dos celerados e descerebrados faz com que a gente tenha certeza, dia após dia, que se está brincando com fogo. E ele está cada vez mais próximo quando vemos que o genocida incentiva belicosamente corações e mentes, desrespeita as leis e afronta todos os poderes além do dele.

O país está parado por um homem que não governa. Só berra, ladra, muge e destila veneno e ódio. Isso é tido e sabido mundo afora. O que segue a espantar é a falta de união de todos aqueles que não quiseram esse incompetente onde ele está. Não se anda um passo adiante em busca de uma frente realmente ampla, que congregue direita, centro-direita, esquerda e centro-esquerda, para pôr abaixo o extremista e todas as suas loucuras.

Fora isso, para aplacar o fumacê não precisamos apenas de bombeiros. Precisamos, sobretudo, de pacificadores, gente equilibrada, honesta, prudente. E o artigo anda em falta, convenhamos. Enquanto isso São Carlos e o resto do Brasil padecem com o fumacê.

*Ricardo Soares é escritor, diretor de tv, roteirista e jornalista. Publicou 9 livros, dirigiu 12 documentários. Titutar do blog "Todo Prosa" em www.todoprosa.blogspot.com

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!