Mundo

12/09/2021 | domtotal.com

Alemanha abre investigação por suposta espionagem cibernética contra deputados

Porta-voz da chancelaria criticou duramente uma suposta tentativa da Rússia de influenciar as eleições legislativas de 26 de setembro

Procuradoria alemã abre investigação por suposta espionagem cibernética contra deputados
Procuradoria alemã abre investigação por suposta espionagem cibernética contra deputados (JOEL SAGET/AFP)

A promotoria alemã anunciou que abriu uma investigação sobre suposta espionagem cibernética contra deputados, algumas semanas antes das eleições parlamentares, um ato o qual Berlim suspeita que os serviços de inteligência russos estariam por trás.

"Posso confirmar que abrimos uma investigação por suspeita de atividade de inteligência estrangeira", disse um porta-voz da Promotoria à AFP.

Com essas declarações, respondeu a uma pergunta sobre as acusações feitas no início da semana pelo governo alemão contra os serviços de inteligência russos pelos ataques de "phishing" contra deputados alemães.

Na ocasião, uma porta-voz da chancelaria criticou duramente uma suposta tentativa da Rússia de influenciar as eleições legislativas de 26 de setembro, nas quais será eleita o sucessor de Angela Merkel, após 26 anos à frente do governo.

As autoridades alemãs acusaram os serviços de inteligência GRU, a quem criticaram por ataques contra o partido de Merkel, o conservador CDU e o SPD (centro-esquerda).

Hackers da "operação Ghost Writer", promovida pelo GRU, supostamente tentaram acessar e-mails privados de parlamentares nacionais e regionais. Um caso revelado em março pelo semanário Der Spiegel.

Casos de espionagem, atribuídos ao Kremlin, tornaram-se muito comuns na Alemanha nos últimos anos.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!