Coronavírus

15/09/2021 | domtotal.com

Rio de Janeiro e Distrito Federal começam a vacinar adolescentes com 14 anos

No Brasil, pouco mais de 65% da população já recebeu ao menos uma dose da vacina

O total de pessoas com vacinação completa contra a Covid-19 no Brasil chegou nessa terça a 75.579.345, ou 35,43% da população
O total de pessoas com vacinação completa contra a Covid-19 no Brasil chegou nessa terça a 75.579.345, ou 35,43% da população (Carlos Bassan / Fotos Públicas)

O Distrito Federal (DF) começa a vacinar nesta quarta-feira (15) adolescentes de 14 e 15 anos, assim como a capital fluminense. O avanço para novas faixas etárias foi feito após o recebimento de 77,2 mil doses da vacina Pfizer para a primeira dose no DF.

Com o que ainda resta nos postos de vacinação, pouco mais de 20 mil doses, no total serão mais de 100 mil disponíveis desde terça-feira (14). A estimativa do governo do Distrito Federal é que haja cerca de 90 mil adolescentes nessa faixa etária.

As pessoas com 16 e 17 anos podem continuar indo aos postos para a imunização, bem como faixas de maior idade. Os pontos de vacinação estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde do DF.

Para a segunda dose, o DF vai seguir o calendário dos retornos previstos, com adiantamento até o dia 24 de setembro. Em semanas anteriores, a Secretaria de Saúde adiantou a conclusão do ciclo vacinal pela disponibilidade de doses.

Em entrevista coletiva na segunda-feira (13), o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero, afirmou que caso a capital receba mais doses poderá ser anunciado novo adiantamento até o fim desta semana.

Também na entrevista, o secretário de Saúde, general Pafiadache, destacou a importância da conclusão do ciclo vacinal e de sensibilização das pessoas que receberam a primeira dose para que tomem a segunda nos casos da Coronavac, Pfizer e Oxford/AstraZeneca.

"A gente sempre pede para que pessoas que têm consciência da importância da vacina levem, incentivem quem está em dúvida. É extremamente importante termos uma cobertura vacinal completa", destacou Pafiadache.

Segundo Valero, o início da aplicação da dose de reforço pode ocorrer ainda nesta semana, quando está prevista a chegada de uma remessa de doses específica para essa finalidade.

Até o momento, o DF aplicou 2 milhões da primeira dose, o que equivale a 79,4% da população adulta da capital e a 67% do conjunto dos moradores. Quanto à segunda dose, foram aplicadas 964,5 mil, correspondendo a 39,32% das pessoas com mais de 18 anos ou a 33,2% do conjunto da população.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro também aplica nesta semana a primeira dose da vacina contra Covid-19 em adolescentes de 14 anos de idade. Hoje (15) e amanhã (16) serão imunizadas meninas. Na sexta-feira (17), é a vez dos meninos, segundo calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Hoje também será a aplicada, preferencialmente à tarde, a primeira dose em pessoas com 22 anos ou mais que perderam o seu dia de vacinação no calendário, além de gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência que tenham 12 anos ou mais.

Já a dose de reforço será aplicada hoje em idosos com 93 anos ou mais, além de pessoas com alto grau de imunossupressão que tenham 60 anos ou mais.

Avanço da vacinação do Brasil

O total de pessoas com vacinação completa contra a Covid-19 no Brasil chegou nessa terça a 75.579.345, ou 35,43% da população. Enquanto isso, aqueles que receberam ao menos uma dose de vacina anticovid são 139.273.434, o equivalente a 65,29% do total.

Ao todo, o país aplicou 1.964.746 doses de imunizantes contra a Covid-19 nas últimas 24 horas: 629.712 delas correspondem a primeiras doses e 1.279.433 a segundas doses.

Foram administradas 4.250 vacinas da Janssen, de aplicação única e 51.351 terceiras doses, apontam dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 estados e Distrito Federal.

Em termos proporcionais, São Paulo continua sendo o estado que mais vacinou com primeira dose, com 76,87% dos habitantes parcialmente imunizados. Já o Mato Grosso do Sul tem a maior porcentagem da população completamente imunizada: 49,74% do total.


Agência Brasil/Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!