Religião

23/09/2021 | domtotal.com

Conselho de cardeais discute próximo sínodo com o papa

Reunião focou na aprendizagem de um modo de viver a Igreja, marcado pela escuta mútua e atitude pastoral, contra clericalismo e rigidez

Papa Francisco participa da reunião online desde a Casa Santa Marta
Papa Francisco participa da reunião online desde a Casa Santa Marta (Vatican News)

O papa e o seu Conselho de Cardeais estiveram reunidos na tarde desta terça-feira para debater o processo que vai levar ao Sínodo de 2023, envolvendo as dioceses de todo o mundo, informou hoje o Vaticano.

Em nota enviada aos jornalistas, a sala de imprensa da Santa Sé destaca que Francisco "esclareceu como, no cerne da reflexão, não está tanto o aprofundamento deste ou daquele tema, mas a aprendizagem de um modo de viver a Igreja", marcado "a todos os níveis pela escuta mútua e pela atitude pastoral, particularmente diante das tentações de clericalismo e rigidez".

O encontro, em formato digital, reuniu oito participantes, de vários países, que bordaram "aspectos que tornam o caminho sinodal particularmente necessário, nas suas próprias terras, para superar os sectarismos e os interesses particulares". Participaram de seus países de residência os cardeais Óscar A. Rodríguez Maradiaga, S.D.B., Reinhard Marx, Sean Patrick O'Malley, O.F.M. Cap., Oswald Gracias e Fridolin Ambongo Besungu, O.F.M. Cap., enquanto do Vaticano estiveram conectados os cardeais Pietro Parolin e Giuseppe Bertello, e o secretário do Conselho, dom Marco Mellino. O santo padre acompanhou os trabalhos conectando-se da Casa Santa Marta.

O papa recordou duas intervenções identificadas como "centrais" para o seu pensamento sobre a próxima assembleia sinodal, o discurso de 2015 para o 50.º aniversário da criação do Sínodo dos Bispos e a mensagem dirigida aos fiéis da Diocese de Roma, no último sábado.

O processo sinodal vai decorrer de outubro de 2021 a outubro de 2023, sobre o tema "Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão", tendo sido publicadas, Secretaria Geral do Sínodo, um conjunto de orientações, no documento preparatório e no vade-mécum, cuja tradução portuguesa vai ser publicada nos próximos dias.

O arranque da próxima assembleia sinodal acontece no Vaticano, sob a presidência do papa Francisco, nos próximos dias 9 e 10 de outubro, e em cada diocese católica, sob a presidência do respectivo bispo, a 17 de outubro.

A Santa Sé publicou o documento preparatório e propõe um vade-mécum metodológico para o Sínodo dos Bispos, que pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o papa no governo da Igreja.


Vatican News/Ecclesia/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!