Economia

24/09/2021 | domtotal.com

China decide tornar ilegal todas as transações financeiras com criptomoedas

Segundo autoridades, decisão é devido ao aumento de lavagem de dinheiro e outras atividades criminosas com moedas virtuais

A cotação das criptomoedas, incluindo o bitcoin, registrou grandes flutuações nos últimos meses, em parte devido às regulamentações chinesas
A cotação das criptomoedas, incluindo o bitcoin, registrou grandes flutuações nos últimos meses, em parte devido às regulamentações chinesas (Yuri CORTEZ/AFP)

O Banco Central da China decidiu nesta sexta-feira (24) que todas as transações financeiras com criptomoedas são ilegais, uma nova medida regulatória contra este tipo de comércio. "As atividades comerciais vinculadas a moedas virtuais são atividades financeiras ilegais", anunciou o BC da China em um comunicado, acrescentando que isto "coloca em grave perigo os ativos das pessoas".

A cotação das criptomoedas, incluindo o bitcoin, registrou grandes flutuações nos últimos meses. Isso se deu, em parte, devido às regulamentações chinesas, que pretendem prevenir a especulação financeira e a lavagem de dinheiro.

Em seu comunicado, a instituição bancária adverte que aqueles que não respeitarem as normas serão "investigados por responsabilidade penal, de acordo com a lei". A decisão proíbe todas as atividades financeiras vinculadas com criptomoedas, como o comércio com criptomoedas, a venda de "tokens", transações que envolvem derivados de criptomoedas e "arrecadação de fundos ilegais".

O Banco Central da China afirmou que, nos últimos anos, "o comércio e a especulação com bitcoin e outras moedas virtuais se estenderam, alterando a ordem econômica e financeira, aumentando a lavagem de dinheiro, a arrecadação de fundos ilegais, os esquemas de pirâmides e outras atividades criminosas e ilegais". Em junho, as autoridades chinesas informaram que mais de 1 mil pessoas foram detidas por lucrar com atividades criminosas para comprar criptomoedas.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!