Religião

24/09/2021 | domtotal.com

Correção fraterna

Os amigos e amigas são um grande dom em nossa vida. Mas será que estamos dispostos a corrigir o outro ou a nos deixar corrigir, quando algo não vai bem?

A correção entre amigos só pode ser bem acolhida num ambiente de liberdade, de respeito e de confiança mútua.
A correção entre amigos só pode ser bem acolhida num ambiente de liberdade, de respeito e de confiança mútua. (Unsplash/Tyler Nix)

"É bom ter amigos por perto. É bom saber que existem pessoas que se cruzam conosco para nos ajudar a ser quem somos. E se fizermos um exercício de gratidão veremos quantas pessoas Deus colocou no nosso caminho e que são verdadeiros tesouros. Num mundo repleto de solidões e de generalizada falta de comunicação, saber que temos alguém que nos faz viver o contrário disso, faz toda a diferença. (...) Por isso, também é verdade que um verdadeiro amigo não pode ficar indiferente ao ver quem lhe é querido ficar aquém dos seus próprios ideais e abraçar outros que, pelo contrário, o levam a becos sem saída. Tarefa difícil? A verdade é que, muitas vezes, as pessoas preferem 'fingir que nada aconteceu' (...).

Mas a correção fraterna é necessária, ainda que difícil e delicada. Para praticá-la são indispensáveis algumas virtudes como o respeito e o amor gratuito que faz com que o outro se sinta livre, amado e respeitado qualquer que seja a sua decisão e orientação existencial. Muitas vezes, em relação aos que cometem erros - ou que nos parecem errados - agimos com pressa ou com impulso emocional, enquanto seria necessário reservar tempo para reflexão pessoal, oração, discernimento, avaliando se o que percebemos é realmente um erro objetivo ou não. De fato, às vezes, o que nos parece um erro existencial é, na verdade, apenas uma questão de sensibilidade, opinião, ou visões e perspectivas diferentes. De qualquer forma é fundamental dizer a verdade com delicadeza, respeito e caridade. Não é fácil, mas extremamente necessário. O próprio Deus age assim conosco? E se Ele faz isso, porque não deveríamos nós também fazer com os nossos amigos mais próximos e aceitar que eles façam conosco?"

Paulo J. A. Victória. A amizade é um tesouro, mas não é fácil... (acesse aqui)

Meditação

Os amigos e amigas são um grande dom em nossa vida. Mas será que estamos dispostos a corrigir o outro ou a nos deixar corrigir, quando algo não vai bem? Para nos ajudar a refletir sobre isso, o Passo a Pensar de hoje traz o texto A amizade é um tesouro, mas não é fácil..., do professor e cronista português Paulo Victória. Escutemos o que ele nos diz.

Paulo Victória convoca seus leitores e leitoras a uma atitude de gratidão diante do dom da amizade. Graças aos amigos e amigas, somos libertos dos perigos do isolamento e da falta de comunicação. Traga à sua memória rostos concretos e se pergunte: como seria sua vida sem essas pessoas?

O professor fala de uma experiência necessária para o crescimento de uma verdadeira amizade: a correção fraterna. Este questionamento sincero deve acontecer quando pensamos que o outro tem atitudes, comportamentos ou decisões equivocadas. Em suas amizades, você tem feito a experiência de corrigir e de se deixar corrigir? O que isso provoca em você?

Paulo Victória alerta que a melhor correção não é impulsiva, mas é fruto de um tempo de reflexão e de oração. Além disso, ela só pode ser bem acolhida num ambiente de liberdade, de respeito e de confiança mútua. Você tem aprendido a fazer correções equilibradas, que ajudam seus amigos e amigas a crescerem como pessoas?

O Passo a Pensar de hoje vai chegando ao fim. Você concorda com a reflexão proposta? Que pontos merecem um maior aprofundamento?

A Faculdade Jesuíta deseja que sejamos capazes de nos ajudar mutuamente a sermos pessoas melhores!

Música: Wayra © 2016, Cristóbal Fones SJ

Produção e apresentação: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!