Mundo

24/09/2021 | domtotal.com

Balanço da ONU sobre Guerra na Síria estima mais de 350 mil mortos em 10 anos

Número é provavelmente subestimado, diz Bachelet. ONG fala em quase 500 mil

Explosão de bombaem ataque aéreo perto da cidade síria de Kafraya, na província de Idleb
Explosão de bombaem ataque aéreo perto da cidade síria de Kafraya, na província de Idleb (Omar Haj Kadour/AFP)

A guerra na Síria deixou pelo menos 350.209 mortes, de acordo com um novo balanço da ONU - informou a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, ressaltando, porém, que é um número "subestimado".

Neste balanço, referente à década de março de 2011 a março de 2021, foram consideradas apenas as vítimas de identidade conhecida e que tinham data e local precisos do óbito estabelecidos.

Este número "não é e não deve ser visto como um balanço exaustivo do número de mortos na Síria durante este período. Reflete um número mínimo verificável e, sem dúvida, subestima o número real de mortos", frisou Bachelet, no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

A título de comparação, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), cujos números são considerados referência, divulgou em 1º de junho um balanço que eleva para 494.438 o número de mortes desde o início do conflito. "Há muitas outras vítimas que não deixaram testemunho, ou documento, sobre sua morte, e não pudemos revelar sua história", lamentou Bachelet.

Bachelet destacou o fato de uma vítima em cada 13 ser mulher (26.727 óbitos) e, igualmente, uma em cada 13 ser criança (27.126 óbitos). Ainda segundo os números da ONU, o maior número de mortos aconteceu em Aleppo (51.731 mortos), seguido dos arredores de Damasco (47.483) e Idlib (33.271).

A alta comissária voltou a pedir a criação de "um mecanismo independente com um forte mandato internacional" para lançar luz sobre o destino de inúmeras pessoas desaparecidas durante a guerra na Síria.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!