Religião

28/09/2021 | domtotal.com

Vaticano ingressa na União Internacional de Ciclismo

Associação Athletica Vaticana tem trabalhado na promoção dos valores humanísticos do esporte

Membros da Athletica Vaticana
Membros da Athletica Vaticana (Vatican Media)

A Athletica Vaticana, através de sua seção de Ciclismo do Vaticano, tornou-se membro oficial da União Internacional de Ciclismo (UTI). O reconhecimento ocorreu na última sexta-feira (24/09), em Leuven, na Bélgica, por ocasião dos 190 anos do Congresso da UTI, que também marca o centenário da organização. De acordo com um comunicado da Athletica Vaticana, o reconhecimento da UTI "tem como objetivo incentivar a prática do ciclismo como experiência esportiva comunitária, com um forte foco nas dimensões do serviço, gratuidade, amadorismo, inclusão e solidariedade", considerando também "a particularidade e também a pequenez da realidade do Vaticano".

O mundo do ciclismo, de fato, "sempre teve uma ligação muito forte com a experiência de fé e atenção à pessoa", desde os testemunhos de grandes campeões como Gino Bartali, até os "muitos santuários queridos pelos admiradores". "Pedalar uma bicicleta destaca certas virtudes como a resistência ao esforço, em subidas longas e difíceis, a coragem, na tentativa de uma fuga ou no enfrentar uma arrancada, a integridade no respeito às regras, o altruísmo e o senso de equipe", disse o papa Francisco em 9 de março de 2019 no congresso anual da União de Ciclismo Europeu.

 A Athletica Vaticana iniciou três anos atrás o seu serviço entre os esportistas masculinos e femininos. É formada por cidadãos e funcionários vaticanos e seus familiares de primeiro grau, e confiada pela Secretaria de Estado ao Pontifício Conselho da Cultura, com personalidade jurídica canônica e sede na Cidade do Vaticano. Além disso, está em fase de definição o processo de filiação como membro oficial



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!