Religião

30/09/2021 | domtotal.com

Comissão Teológica Internacional é renovada e Piero Coda assume secretaria

Foram nomeados doze novos membros, incluindo três mulheres e um leigo

Papa Francisco saúda padre Piero Coda em 14 de novembro de 2019
Papa Francisco saúda padre Piero Coda em 14 de novembro de 2019 (Vatican Media)

Padre Piero Coda, teólogo e filósofo, atualmente professor de Teologia Sistemática no Instituto Universitário Sophia em Loppiano, é o novo secretário geral da Comissão Teológica Internacional. A nomeação papal foi anunciada na quarta-feira (29) pela Sala de Imprensa do Vaticano. Piero Coda, é doutor em Filosofia pela Universidade de Turim e doutor em Teologia pela Universidade Lateranense, onde também lecionou de 1985 a 2008. É o sucessor como secretário-geral do padre dominicano Serge-Thomas Bonino, que ocupou o cargo por três mandatos. Além de Bonino, o mandato do padre Riccardo Bollati, até agora secretário adjunto da Comissão, também está chegando ao fim. Este último será sucedido por padre Maurizio Barba, oficial da Congregação para a Doutrina da Fé.

Um compromisso com o diálogo inter-religioso

Padre Piero Coda atualmente coordena o Departamento de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas do Instituto 'Sophia', em Val d'Arno, fundado por Chiara Lubich. Foi diretor do mesmo Instituto de 2008 a 2020. Ex-membro da Comissão Teológica, assim como da Associação Teológica Italiana (também presidente de 2003 a 2011) e da Pontifícia Academia de Teologia, ele participa de numerosos grupos de pesquisa em vários países, como a Antropologia Trinitária do Celam na América Latina. Com uma rica experiência em diálogo com o Islã Xiita, é consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã e membro da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre as Igrejas Católica e Ortodoxa. Também é autor de numerosas publicações teológicas, a maioria das quais foi traduzida para vários idiomas, e seu envolvimento internacional no diálogo interdisciplinar e inter-religioso é bem conhecido.

Doze novos membros

Além do secretário-geral, o papa Francisco também nomeou doze novos membros para a Comissão Teológica, todos teólogos e especialistas de diferentes escolas, nações (a maioria da Europa), "estados de vida e carismas religiosos". A presença das mulheres também foi reforçada, "um sinal do compromisso crescente das mulheres nas ciências teológicas", com a nomeação de três teólogas femininas. Os novos membros também incluem um teólogo leigo.

Os novos membros são: os reverendos Edouard Adé, reitor da Universidade Católica da África Ocidental (Burkina Faso); Yury P. Avvakumov, professor de Teologia e História do Cristianismo no Departamento de Teologia da Universidade de Notre Dame em South Bend (Estados Unidos da América); Alberto Cozzi, reitor do Istituto Superior de Ciências Religiosas em Milão (Itália); Marek Jagodziński, professor de Teologia Ortodoxa na Faculdade de Teologia da Universidade Católica João Paulo II em Lublin (Polônia); Víctor Ronald La Barrera Villarreal, vice-reitor do Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina y el Caribe em Bogotá (Colômbia).

Também foram nomeados os padres: Jorge José Ferrer, S.I., diretor da Escola de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico; Simon Francis Gaine, O.P., responsável pela Cátedra Pinckaers de Antropologia Teológica e Ética do Instituto Tomístico da Pontifícia Universidade São Tomás - Angelicum em Roma; Etienne Emmanuel Vetö, I.C.N, professor de Teologia Dogmática na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma; Irmã Josée Ngalula, R.S.A., professora de Teologia Dogmática na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Congo em Kinshasa (República Democrática do Congo).

Também fazem parte da Comissão Teológica os professores Robin Darling Young, professor de História da Igreja na Escola de Teologia e Estudos Religiosos da Universidade Católica da América em Washington (EUA); Reinhard Huetter, professor de Teologia na Escola de Teologia e Estudos Religiosos da Universidade Católica da América em Washington (EUA); Isabell Naumann, do Instituto Secular Irmãs Marianas de Schönstatt, reitora do Instituto Católico de Sydney (Austrália).

Renovado o mandato para o quinquênio 2021-26

Ao mesmo tempo, o papa Francisco renovou para o quinquênio 2021-2026 o mandato dos outros membros, pelos quais expressou sua gratidão "por seu competente e zeloso serviço teológico". A nova Comissão Teológica Internacional é, portanto, composta por 28 membros, ao invés de 30 como no período que acaba de terminar, e o comunicado especifica também a distribuição das teólogas e teólogos do novo grupo, com base na origem geográfica. Em geral, a nova composição é formada por: 14 representantes da Europa (como no período de cinco anos anterior), 5 da América do Sul (como no período de cinco anos anterior), 3 da Ásia (anteriormente 4), 3 da África (como no período de cinco anos anterior), 2 da América do Norte (anteriormente 3) e 1 da Austrália (como no período de cinco anos anterior).

Plenária em 2022

O comunicado também lembra que o surto da pandemia levou ao cancelamento da sessão plenária prevista para novembro de 2020, atrasando assim o início do novo período de trabalho. Agora, a nota conclui, espera-se em uma convocação oficial para a sessão plenária, provavelmente na primeira semana do Advento em 2022.


Vatican News



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!