Religião

30/09/2021 | domtotal.com

Cardeal que ajudou a alcançar a paz em Moçambique morre aos 103 anos

Dom Alexandre dos Santos participou ativamente no processo para o acordo geral de paz em 1992

Dom Alexandre dos Santos
Dom Alexandre dos Santos Foto (DR)

Morreu nesta quarta-feira (29), aos 103 anos, "vítima de doença", o cardeal dom Alexandre José Maria dos Santos. A notícia foi confirmada pelo arcebispo de Maputo, dom Francisco Chimoio.

"A irmã morte o chama na idade de 103 anos. Rogamos a Deus que lhe acolha na sua morada santa", diz um comunicado divulgado online pelo responsável católico. "Ao terminar a sua peregrinação aqui na terra, queremos agradecer a Deus pelo dom que foi o Cardeal Dom Alexandre José Maria Dos Santos para a Igreja Católica e para toda a sociedade moçambicana", continua.

O bispo nasceu em Zavala, província de Inhambane, no dia 18 de março de 1918, e foi ordenado sacerdote no dia 25 de junho de 1953, em Lisboa.

Franciscano da Ordem dos Frades Menores, exerceu o seu ministério pastoral nas missões franciscanas de Inhambane entre os anos de 1954 e 1972. Liderou a custódia franciscana de Moçambique e tornou-se reitor do Seminário Menor em Vila Pery, atual Chimoio, até 1974.

Em 23 de dezembro de 1974, foi nomeado arcebispo de Lourenço Marques pelo Papa Paulo VI, tornando-se o primeiro arcebispo moçambicano e o terceiro na ordem de sucessão, tendo sido ordenado no dia 9 de março de 1975.

Foi nomeado cardeal presbítero em 1988, pelo papa João Paulo II.

Dom Alexandre dos Santos foi arcebispo de Maputo entre 1975 e 2003. Após resignar, em 2003, tornou-se arcebispo-emérito de Maputo.

Embora sem direito a voto, por limite de idade, participou no conclave de 2005 para a eleição do papa Bento XVI, e no conclave de 2013 para a eleição do papa Francisco.

Dom Alexandre dos Santos participou ativamente no processo de pacificação de Moçambique que culminou com a assinatura do acordo geral de paz em 1992.

Foi o fundador da Universidade São Tomás de Moçambique, e fundou também a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Mãe de África, da Arquidiocese de Maputo. No seu percurso, o arcebispo apostou muito na educação.


Rádio Renascença/Ecclesia/Dom Total



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.