Religião

14/10/2021 | domtotal.com

Jornada Mundial dos Pobres 2021 lança série sobre a realidade da pobreza no Brasil

Em formato de áudio, os cinco episódios abordam a pobreza e a desigualdade como problemas sociais que precisam ser devidamente combatidos

No Brasil, adotou-se o tema: 'Sentes compaixão?', um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica
No Brasil, adotou-se o tema: 'Sentes compaixão?', um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica (Reprodução CNBB)

A Jornada Mundial dos Pobres 2021 disponibilizou desde o dia 7 de setembro, o primeiro episódio radiofônico, de uma série de cinco edições, sobre a realidade da pobreza no Brasil. Os episódios serão disponibilizados nas próximas quintas, até o dia 4 de novembro.

O tema do primeiro episódio trata sobre a principal origem da pobreza no Brasil. O técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza, aponta que as origens da pobreza no país estão localizadas em seu passado colonial e escravocrata.

"De lá para cá só reproduzimos as desigualdades. O Brasil é um país de renda média. Crescemos muito no século 20 e não crescemos há bastante tempo. A gente nunca teve um conjunto de políticas públicas totalmente focado na redução da pobreza e das desigualdades", afirma.

Acesse a série radiofônica e todos os materiais da Jornada Mundial dos Pobres 2021, incluindo a cartilha, aqui.

No Brasil, adotou-se o tema: "Sentes compaixão?", um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: "Sempre tereis pobres entre vós", extraído de Mt. 14, 7. 

E optou-se por fazer não apenas um evento de lançamento, mas oferecer a possibilidade um itinerário e um processo para não apenas chamar a atenção mas provocar a ações solidárias aos empobrecidos. As próximas atividades da jornada estão no calendário abaixo.

Calendário Jornada Mundial dos Pobres 2021 no Brasil

  • 14 de outubro - Seminário Nacional de formação da Jornada Mundial dos Pobres
    De 9h30 às 12h30, em formato online
  • 7 a 14 de novembro - Semana nacional do gesto concreto da JMP 2021
  • 13 de novembro - Celebração Eucarística
    Às 7h, na capela Nossa Senhora Aparecida, sede da CNBB, em Brasília(DF), com transmissão ao vivo pela TVs católicas
  • 14 de novembro - Dia Mundial dos Pobres: Manifesto pela Vida
    Formato texto e vídeo, áudio


CNBB/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!