Religião

18/10/2021 | domtotal.com

Quem estiver vacinado não precisará fazer distanciamento na Grande Mesquita de Meca

Além da imunização completa contra Covid, também é exigido o uso de máscaras

Fiéis rezando juntos na Grande Mesquita de Meca, no oeste da Arábia Saudita
Fiéis rezando juntos na Grande Mesquita de Meca, no oeste da Arábia Saudita (AFP)

Os fiéis vacinados puderam rezar juntos nesse domingo (17) na Grande Mesquita de Meca pela primeira vez desde o começo da pandemia de Covid-19, depois que as autoridades sauditas levantaram as medidas de distanciamento social.

Essa mesquita de Meca (oeste), principal lugar sagrado do Islã, recebia milhões de muçulmanos antes da propagação da doença no final de 2019. No entanto, a epidemia obrigou a imposição de restrições de acesso que foram sendo flexibilizadas paulatinamente durante os últimos meses, especialmente para os peregrinos vacinados.

A partir de agora, "a Grande Mesquita pode ser usada em sua capacidade máxima, com a obrigação de que os funcionários e visitantes usem máscara a todo momento", anunciou o Ministério do Interior em um comunicado publicado pela agência de notícias oficial SPA. A decisão se aplica a partir desse domingo para as pessoas completamente vacinadas contra o coronavírus, disse.

Os lugares públicos, como o transporte, os restaurantes e os cinemas, também poderão funcionar com a capacidade máxima em todo o país e não é mais obrigatório usar máscara ao ar livre, segundo o comunicado.

Em tempos normais, o hach e a umrah (pequena peregrinação) mobilizam cerca de US$ 12 bilhões por ano na Arábia Saudita, que tenta diversificar sua economia, muito dependente do petróleo. A Arábia Saudita registrou oficialmente quase 548 mil casos de infecção e 8.760 mortes.


AFP/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!