Mundo

18/10/2021 | domtotal.com

Morre Colin Powell, ex-secretário de Estado americano, vítima da Covid-19

Militar ficou conhecido por declarar na ONU que Iraque tinha armas de destruição em massa, o que se provou falso

O ex-secretário de Estado Colin Powell mostra onde supostamente o governo iraquiano guardava armas de destruição em massa
O ex-secretário de Estado Colin Powell mostra onde supostamente o governo iraquiano guardava armas de destruição em massa (AFP)

Colin Powell, que foi secretário de Estado americano durante o mandato do republicano George W. Bush, faleceu aos 84 anos vítima de "complicações da Covid-19". A informação foi dada pela família. "Nós perdemos um notável e amoroso marido, pai, avô e um grande americano", afirmou a família em comunicado.

Powell foi o primeiro afro-americano a ocupar o posto de comandante do Estado-Maior Conjunto, antes de tornar-se o chefe da diplomacia americana. O ex-secretário de Estado faleceu no Hospital Walter Reed, na região de Washington, onde os presidentes dos Estados Unidos geralmente recebem atendimento.

Powell se notabilizou por defender a guerra no Iraque, afirmando em um longo discurso em 5 de fevereiro de 2003 no Conselho de Segurança da ONU, que o governo de Saddam Hussein possuía as armas de destruição em massa (ADM). Seus argumentos, que se provaram falsos, foram a base para justificar a invasão do país algumas semanas depois. 

Anos mais tarde, ele admitiu que o caso era uma "mancha" em sua reputação. "É uma mancha... e sempre fará parte do meu histórico. Foi doloroso. É doloroso agora", disse Powell em uma entrevista ao canal ABC News em 2005.

Nascido em 5 de abril de 1937 no Harlem, ele cresceu em Nova York e se formou em Geologia. Ele também participou do Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva (ROTC) na faculdade e, ao se formar em junho de 1958, recebeu a patente de segundo-tenente do exército dos Estados Unidos e foi enviado para a então Alemanha Ocidental.

Powell cumpriu duas missões Vietnã - em 1962-63 como um dos milhares de conselheiros militares de John F. Kennedy, e novamente em 1968-69 para investigar o massacre de My Lai.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!