Religião

19/10/2021 | domtotal.com

Arquidiocese de BH abraça o processo de escuta proposto pelo papa Francisco

Sínodo de bispos abre diálogo com todos os setores da Igreja para refletir sobre o futuro

O arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo adverte que é preciso se guiar pelo Espírito Santo
O arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo adverte que é preciso se guiar pelo Espírito Santo (YouTube.com/Reprodução)

O papa Francisco deu início, no último dia 10, a um novo sínodo de bispos para discutir exatamente a sinodalidade, que é uma assembleia de bispos, com consultas às bases da Igreja, para debater temas específicos. Neste caso, por ser o processo o próprio tema de discussão, Francisco deixa clara a sua postura de abrir a Igreja para um debate amplo e plural.

Em forte sinal de comunhão com esta visão do líder católico, a Catedral Cristo Rei recebeu representantes das comunidades de fé, instituições, instâncias e segmentos da Arquidiocese de Belo Horizonte para a abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023. O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrou uma missa para marcar o início do caminho sinodal na arquidiocese, a partir de metodologia desenvolvida por seu Vicariato Episcopal para Ação Pastoral.

Leia também:

Em sua homilia, inspirado na Carta aos Hebreus, dom Walmor disse que o caminho sinodal é oportunidade para aproximarmos ainda mais do trono da graça. "Uma experiência nova, deixando-nos tocar pelos tesouros da fé, para darmos respostas novas aos problemas contemporâneos. Uma Igreja plantada no céu que dá frutos no coração do mundo." O arcebispo lembrou que o sínodo não é simplesmente um parlamento ou pesquisa de opiniões, mas oportunidade para todos se abrirem ao Espírito Santo. Citou o papa Francisco, para explicar: "Sínodo é experiência mística para ancorar a nossa profecia que não pode ser fraca".

Dom Walmor advertiu que muitos carecem da presença do Espírito Santo, deixando-se guiar pelas polarizações, ignorância, mesquinhez, fechamentos e modos personalistas de conduzir a vida. "Muitos caminham no escuro convencidos de que estão no caminho da luz." Dom Walmor sublinhou que o Espírito Santo é protagonista do processo sinodal. Ele vem ao auxílio do povo de Deus".

O lançamento do processo mobilizou várias igrejas, não apenas católicas, mas cristãs de várias vertentes, que abraçaram a perspectiva ecumênica de escuta e diálogo entre todos irmãos de fé. "Falar de sinodalidade é uma oportunidade de escuta e de aproximação de uma juventude que quer este espaço que quer ser acolhida", declara Cicera Botelho, coordenadora da SAJ.

Amplo processo de escuta, o Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, convocado pelo papa Francisco, busca contribuir com a renovação da Igreja, desafiada a ajudar o mundo a mudar, para que a humanidade seja mais justa, solidária e fraterna. Esse processo de renovação, inspirado pelo Espírito Santo, será vivido com a participação de todos os fiéis. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, uma cartilha, com perguntas e orientações foi desenvolvida por seu Vicariato Episcopal para Ação Pastoral. O documento será partilhado com as comunidades de fé e instituições. As respostas a essa cartilha vão compor sínteses que, posteriormente, serão direcionadas ao Vaticano. Movimento semelhante será vivido nas mais de 3 mil dioceses de todo o planeta. Essa ampla escuta será concluída em 2023, com a Assembleia dos Bispos no Vaticano.

Confira o vídeo de lançamento da campanha diocesana de Belo Horizonte:


Dom Total/Arquidiocese de BH



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias